TÉCNICA VOCAL PARA EDUCADORES

REFLEXÕES SOBRE O USO DA VOZ POR/PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rodrigo José dos Santos Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Pedro Henrique Lisboa da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.196

Palavras-chave:

Técnica Vocal, Saúde vocal, Comunicação eficaz, Educação Básica, Voz

Resumo

A voz é o instrumento de comunicação mais usual no ambiente de aprendizagem. Refletir sobre o uso desta pelos docentes da Educação Básica, se torna o objetivo deste trabalho, pois seu uso interfere diretamente na qualidade de vida dos profissionais, assim como, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Buscou-se basear essas reflexões e apontamentos dialogando com os estudos de Rubim (2019), Valéria (2014), Molinari (2007) e outros, visando auxiliar na qualidade técnica vocal dos professores, e consequentemente, beneficiando a todos os envolvidos no ambiente escolar. Espera-se ao final deste trabalho conscientizar os interessados sobre a iminente necessidade de se ter saúde vocal para o desenvolvimento das atividades docentes, bem como, auxiliar na qualidade vocal.

Referências

CIELO, Carla Aparecida et al. Exercícios de trato vocal semiocluído: revisão de literatura. Revista Cefac, v. 15, p. 1679-1689, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/SppybSqtSsnk9KpwJwMhVFk/. Acesso em: 18 dez. de 2023.

DE ANDRADE, Luciana Dantas Farias et al. A importância da saúde vocal em diferentes categorias profissionais: uma revisão integrativa. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 432-441, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1987. Acesso em: 19 dez. de 2023.

DRAGONE, Maria Lúcia Suzigan; BEHLAU, Mara. A fonoaudiologia brasileira e a voz do professor: olhares científicos no decorrer do tempo. Revista Fonoaudiol Bras. n. 4:6-8, 2006.

MASSON, Maria Lúcia Vaz; FABBRON, Eliana Maria Gradim; LOIOLA-BARREIRO, Camila Miranda. Aquecimento e desaquecimento vocal em professores: estudo quase-experimental controlado. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2019. p. e20180143. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/6TpHVR5qTtcpGVHbLd5hHhs/. Acesso em: 18 dez. de 2023.

MARTINHO, Diego Henrique da Cruz; CONSTANTINI, Ana Carolina. Efeitos imediatos de exercícios de trato vocal semiocluído em vozes graves e agudas: estudo sobre a autopercepção. Codas, [S.L.], v. 32, n. 5, p. 1-7, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019079

MOLINARI, Paula. Técnica Vocal: princípios para o cantor litúrgico. São Paulo: Paulus, 2007.

PENTEADO, Regina Zanella; RIBAS, Tânia Maestrelli. Processos educativos em saúde vocal do professor: análise da literatura da Fonoaudiologia brasileira. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, p. 233-239, 2011. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rsbf/a/7DgHPKBdkSfdXfRBcjLn3tc/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 dez. de 2023.

SANTOS, Norbia Ferreira Braga; SILVA, Reneide Muniz da. Guia prático para a promoção de saúde do professor. Recife: Faculdade Pernambucana de Saúde, 2020.

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; COSTA, Aline Teixeira Fialho da. Conhecimento vocal e a importância da voz como recurso pedagógico na perspectiva de professores universitários. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 13-26, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/wGxW3xTY9r4HFWHndq3WGhd/?format=html&lang=pt . Acesso em: 19 dez. de 2023.

PEREIRA, Lílian Paternostro de Pina; MASSON, Maria Lúcia Vaz; CARVALHO, Fernando Martins. Aquecimento vocal e treino respiratório em professores: ensaio clínico randomizado. Revista de Saúde Pública, v. 49, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/y5RRNz3gDS9Zs6Y9WqQ5xQJ/?lang=pt . Acesso em: 2 jan. de 2024.

RUBIM, Mirna. Voz, corpo, equilíbrio. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019.

VALÉRIA, Káthia. O despertar do canto: Técnica vocal. Brasília: Eme Editora Ltda., 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

José dos Santos Oliveira, R., & Henrique Lisboa da Silva, P. (2024). TÉCNICA VOCAL PARA EDUCADORES: REFLEXÕES SOBRE O USO DA VOZ POR/PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249130. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.196

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica