O PIONEIRISMO E OS FRUTOS DA EDUCAÇÃO EM SANTANA DO MARANHÃO

CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR VICENTE DE PAULO DA COSTA ROCHA

Autores

  • Amanda Lopes da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ana Clara Barroso Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria de Lourdes Araújo Tavares Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Jefferson Tiago Amâncio de Souza Mendes da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.197

Palavras-chave:

História da Educação, Santana do Maranhão, Memória, Educadores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a história da educação no município de Santana do Maranhão, destacando a contribuição de dois agentes educacionais, Professores Vicente de Paulo Rocha e Maria Valcirene Oliveira Braga. Para tanto, esta pesquisa utiliza uma abordagem de natureza qualitativa, cujo método é a história de vida, com base em Nóvoa e Finger (2014), Bueno (2002) e Nogueira (2017). A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. Foram selecionados para a entrevista dois professores do município. Esse trabalho visa o debate sobre a preservação da memória educacional e o reconhecimento de educadores que deixam um legado importante para a comunidade local. A pesquisa evidencia que o Professor Vicente de Paulo Rocha permanece atemporal, inspirando gerações e deixando uma marca indelével em Santana do Maranhão, visto que, ele não apenas desempenhou um papel crucial na formação dos alunos, mas também contribuiu significativamente para o desenvolvimento educacional e intelectual da região.

Referências

ALMEIDA, Aline Carvalho de. Sou uma fraude(?): explicando a síndrome do impostor. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20341/1/AlineCarvalhoDeAlmeida_Tese.pdf Acesso em: 18 nov. 2023.

BRAGA, Maria Valcirene Oliveira. Entrevista concedida a Amanda Lopes da Silva, Ana Clara Barros Silva e Maria de Lourdes Araújo Tavares. Santana do Maranhão, 2023. Arquivo mp3. (60 min).

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n.01, p. 1-20, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fZLqw3P4fcfZNKzjNHnF3mJ/. Acesso em: 09 mar. 2024.

CNPQ. Currículo do sistema de Currículos Lattes. Informações sobre a Mestre Maria Valcirene Oliveira Braga. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/6117429123297004. Acesso em: 9 mar. 2024.

DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: um instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2014. Cap. 7, p.123 a 142.

FILME: Vicente de Paulo - A Rocha Santanense. Direção de Joel Canabrava, Kalunga Brava, Joab Oliveira, Elinalva Matias, Yuri Sabre,. Roteiro: Joel Canabrava. Santana do Maranhão: Unidade Mais Integral, 2023. (24 min.), P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qoPRCe7AY-8. Acesso em: 9 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAGIA E ESTÁTISTICA. Cidades e Estados: Santana do Maranhão. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/santana-do-maranhao.html. Acesso em: 09 mar. 24.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAGIA E ESTÁTISTICA. Histórias e Fatos: Santana do Maranhão. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/santana-do-maranhao/historico. Acesso em: 09 mar. 24.

LEITE, Priscila da Silva; M CEDO, Rúbia de Oliveira de. A contribuição do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL para a educação de adultos no Brasil no período do regime militar. 2014. 170 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14051/1/PSL02052018.pdf. Acesso em: 9 mar. 2024.

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães et al. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. In: Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 12, n. 2, p. 466-485, ago. 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 mar. 2024.

NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2014.

ROCHA, José de Arimateia Costa. Entrevista concedida a Amanda Lopes da Silva, Ana Clara Barros Silva e Maria de Lourdes Araújo Tavares. Santana do Maranhão, 2023. Arquivo mp3. (53 min).

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Lopes da Silva, A., Clara Barroso Silva, A., de Lourdes Araújo Tavares, M., & Tiago Amâncio de Souza Mendes da Silva, J. (2024). O PIONEIRISMO E OS FRUTOS DA EDUCAÇÃO EM SANTANA DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR VICENTE DE PAULO DA COSTA ROCHA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249126. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.197

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica