EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SANTA QUITÉRIA - MA

REFLEXÕES SOBRE AÇÕES METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Ana Carla Gomes Nascimento Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Cesar Rodrigues Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Samyson Araújo da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Wanderson de Araújo Lopes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rachel Tavares de Morais Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.198

Palavras-chave:

EJA, Docência, Metodologias, Santa Quitéria Maranhão

Resumo

A presente pesquisa trata da Educação de Jovens e Adultos na etapa do ensino fundamental. A EJA tem como foco a formação social e escolar de todos aqueles que não concluíram seus estudos na idade considerada apropriada. No entanto, as dificuldades quanto ao processo ensino-aprendizagem enfrentadas pelos docentes deste segmento são diversas e recorrentes. Partindo desse pressuposto, objetivou-se neste trabalho compreender como as metodologias pedagógicas estão influenciando o processo de ensino-aprendizagem na EJA multisseriada na cidade de Santa Quitéria - Maranhão. Quanto à metodologia optamos pela pesquisa aplicada de natureza qualitativa, utilizamos como método a entrevista, através de relatos gravados, tendo como corpus dois profissionais que atuam na EJA. Esta pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica foi baseada em relatos gravados de dois profissionais dessa modalidade. Concluímos  que o conhecimento adquirido pelos alunos tem sido pouco assimilado, estando entre outros fatores, a ausência de professores com formação específica para esse público.

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Acesso em: 20/12/2017

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Carla Gomes Nascimento, A., Rodrigues, C., Araújo da Silva, S., de Araújo Lopes, W., & Tavares de Morais, R. (2024). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SANTA QUITÉRIA - MA: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249131. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.198

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica