AS CONTRIBUIÇÕES DE ESPINOSA SOBRE AS EMOÇÕES QUE AFETAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francisca Maria Silva Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Maria Cleude Barbosa do Nascimento Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Francisca da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Patrícia Macedo de Castro Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.199

Palavras-chave:

epistemologia, alegrias, tristezas, aprendizagem

Resumo

Para a pesquisa, utilizaram-se estudos bibliográficos, o estado da arte como técnica, o instrumento de coleta foi a base de dados na plataforma de periódicos Capes, com critérios de inclusão e exclusão no período de 2009 a 2023, sendo selecionados as revistas: Fractal: Revista de Psicologia, Revista Akrópolis, Umuarama e Revista Brasileira de Educação.  Como objetivo geral discutir as contribuições da filosofia de Espinosa para a Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e específico verificar as emoções que afetam o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A luz da epistemologia os resultados abordam a filosofia de Espinosa sobre afetos, emoções e conhecimento se fundem em aprendizagem que não ocorre de forma isolada, mas se integram na interação desde a educação infantil.

Referências

ABREU, D.C. Da mecânica das paixões à geometria dos afetos: uma revisão das teorias das emoções formuladas na modernidade. Akrópolis, Umuarama, v.29, n. 2, p. 175-183, jul./dez.2021.

BARRETO, André Valente de Barros; PELBART, PalPeter. Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Revista Brasileira de Educação. v. 28 e 280032. 2023.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª edição- São Paulo: Saraiva, 2008.

BRAGHIROLLI, Elaine Maria; BRAGHIROLLI, Eliane; BOISI, Guy Paulo; RIZZON, Luiz Antanio; NICOLETTO, Ugo. Psicologia Geral. 9ª. ed. revisada e atualizada. Porto Alegre, Editora Vozes 1990.

CHASSOT, A. 2003 Revista Brasileira de Educação Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social Jan/Fev/Mar/Abr 2003 Nº 22

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática. São Paulo-SP. 13ª edição. 4ª impressão.

DEMO, Pedro. Educação Científica. Boletim Técnico do Senac: Revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, v. 36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em https://www.bts .senac.br/bts/article/view/224

DICIONÁRIO. Termos Técnicos de Saúde. Conexão. 2.ed. 2023.

GHEDIN, Evandro. A Filosofia e o filosofar: conhecimento e os filósofos originários. Editora Uniletras, 2003

GHEDIN, Evandro. O Ensino de Ciências e suas epistemologias. Organizador. Boa Vista: Editora da UFRR, 2017.

MORIN, André. Saber, ciência, ação. Tradução Michel Thiollet. São Paulo: Cortez, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da física, 2011.

PECORARO, R. Os Filósofos Clássicos da Filosofia, vol. I de Sócrates a Rousseau. 3ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-RIO, 212.

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Permanecendo no próprio ser: A potência de corpos e afetos em Espinosa. A Fractal: Revista de Psicologia, v. 21- n. 2, p.369-386, Maio/Ago. 2009.

RIZK, Hadi. Compreender Spinoza; tradução de Jaime A. Clasen. 2.ed.- Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 2ª. ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Maria Silva, F., Cleude Barbosa do Nascimento, M., Francisca da Silva, M., & Macedo de Castro, P. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DE ESPINOSA SOBRE AS EMOÇÕES QUE AFETAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos Cajuína, 9(1), e249132. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.199

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica