ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA E APRENDIZAGEM
UM DIAGNÓSTICO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.200Palavras-chave:
Bibliotecas escolares, Escolas públicas, São Bernardo-MAResumo
A biblioteca se constitui como um ambiente de aprendizagem nas escolas, exercendo um papel referencial de informação, comunicação e interatividade, tanto para alunos como para professores. O objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico acerca das bibliotecas escolares públicas da rede municipal de ensino, localizadas na sede do município de São Bernardo – MA. Devido a quantidade considerável de escolas da rede municipal de ensino, vemos a possibilidade de contribuir, a partir das informações coletadas, com a comunidade local. O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, que se deu com o levantamento, seleção e análise de bibliografias relacionadas à temática, trazendo para discussão autores como Campelo (2003), Lipinski e Cristovam (2021), Moreno (2023) e Silva (1995). Foi realizado pesquisa de campo com entrevistas, bem como a observação in loco para atender aos objetivos da pesquisa. Apesar da obrigatoriedade das bibliotecas nas escolas públicas foi constatada a inexistência das mesmas na maioria das escolas municipais, sinalizando a necessidade de políticas públicas eficientes na garantia deste direito. Das escolas que possuíam bibliotecas não existiam profissionais qualificados para gestão dos espaços de leitura.
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