RESILIÊNCIA FINANCEIRA E A VOLATILIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS

Um estudo nos municípios de Capitão Poço/PA e Mariana/MG em contexto de crise do covid-19 e em período eleitoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.204

Palavras-chave:

Resiliência Financeira, Gastos com pessoal, Políticas Públicas

Resumo

A crise desencadeada mundialmente no ano de 2020 decorrente da pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2) desafiou os gestores municipais a traçarem estratégias que amenizassem os choques recebidos e os fizessem despertar para ações imediatas a fim de inibir os impactos financeiros, tendo como importante instrumento os princípios da Resiliência Financeira. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a Resiliência Financeira nos municípios de Capitão Poço/PA e Mariana/MG em contexto de crise do covid-19, considerando a volatilidade dos gastos públicos na área da Assistência Social e da Saúde nos anos de 2019 e 2020, e em período eleitoral. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em estudo e pesquisa documental nos sites eletrônicos dos municípios analisados, partindo de uma abordagem qualitativa e caracterizando-se como descritiva, os municípios foram escolhidos intencionalmente pela similaridade no quantitativo populacional, por estarem localizados em regiões distintas e por possuírem diferentes IDH’s. Os dados coletados foram separados e analisados conforme suas classificações. Como resultado obteve-se que houve aumento nas despesas com pessoal, na área da saúde e na área da assistência social, podendo esses dois últimos serem justificados pelo período pandêmico. Concluiu-se que apenas o município de Mariana apresentou quesitos resilientes, porém ambos foram de acordo com a Teoria do Ciclo Político, que aborda que os gastos públicos são direcionados com base na manutenção do poder, principalmente os gastos com pessoal. 

Biografia do Autor

Camila Trindade Costa, PMTA

Assistente Social, Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Serviço Social. Formada em Ciências Contábeis pela UFRA campus Tomé-Açu.

Vanessa Silva Fernandes, PMTA

Contadora

Josué de Lima Carvalho, UFRA/UNAMA

Doutorando em Administração (PPAD/UNAMA), na linha de pesquisa de Gestão Pública e do Desenvolvimento, Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), especialista em Contabilidade, formado pela UFRA Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente e de diversidade do CRC/PA. Professor, contador formado pela UFRA Tomé-Açu.

Ynis Cristine e Santana Martins Lino Ferreira, UFRA

Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo NUMA/UFPA (2011). Especialista em Informação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente- NUMA/UFPA (2010). Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM (2007). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local - GESDEL. Coordenadora do Projeto de Extensão CIPÓ - LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E INCLUSÃO NAS AMAZÔNIAS. Integrante do Núcelo ACESSAR - Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - UFRA. Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Ufra. Membro do Projeto de Pesquisa ACESSIBILIDADE DIGITAL NA AGENDA ESG: (BIO)DIVERSIDADE, INCLUSÃO AMBIENTAL E SOCIAL da UFRA. Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Conselho de Contabilidade do Estado do Pará - CRC PA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP).

Mário Vasconcellos Sobrinho, UNAMA/UFPA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão Pública e do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, CNPq, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Administração Pública (2020 - 2022). Líder do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local).Vice-líder do Grupo de Pesquisa GESTAM (Gestão de Territórios na Amazônia). Pesquisador-Membro fundador da Cátedra UNESCO de Economia Criativa e Políticas Públicas. Coordenador dos programas profissionais da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018; Portaria 49-CAPES de 20/03/2023). Pesquisador Bolsista Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora 2 do CNPq.

Referências

BASTOS, B. H., POLIZEL, A. L. A importância de trabalhar a imagem da população negra dentro do ambiente escolar. Cadernos Cajuína, 7(2), e227217, 2022. Disponível em: http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/18. Acesso em: 03 abr. 2024.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2022. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2022/.pdf>. Acesso em: Acesso em: 30 jun. 2023.

CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e Anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CHAUI, M. O que é ideologia. Editora Abril cultural, 1982.

FANON, F. Pele Negra Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

GOMES, N. L. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/2003. Brasília: MEC; Unesco, 2012.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine Resende [et. al]. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HALL, S. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10. ed. São Paulo: DP&A, 2005.

HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HARRIS, M. Padrões Raciais nas Américas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. 2. ed. Trad. Patrick Burglin. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.

LOPES, G. A. O tráfico Transatlântico de escravos para o Brasil – séculos XVI- XIX. In: REIS, I. C. F.; ROCHA, S. P. (org.). Diáspora Africana nas Américas. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.

MUNANGA, K. (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

MUNANGA, K.; GOMES, N. L. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade Nacional versus identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NASCIMENTO, A. do. O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NELSON, C. et al. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 6. ed. Tradução de Thomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 6-10.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.

PINHEIRO, P. M.; BELONI, J. de P. Decolonialidade e antirracismo na formação de professoras/es: Práticas de resistência negra. Cadernos Cajuína, 7(2), e227209, 2022. Disponível em: http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/10. Acesso em: 03 abr. 2024.

PRESTES, M. L. de M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4. ed. São Paulo: Rêspel, 2012.

SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.

SKIDMORE, T. E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. RJ: Paz e Terra, 1976.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Costa, C. T., Fernandes, V. S., de Lima Carvalho, J., Ferreira, Y. C. e S. M. L., & Vasconcellos Sobrinho, M. (2024). RESILIÊNCIA FINANCEIRA E A VOLATILIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS: Um estudo nos municípios de Capitão Poço/PA e Mariana/MG em contexto de crise do covid-19 e em período eleitoral. Cadernos Cajuína, 9(1), e249141. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.204

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares