UMA CONVERSA ENTRE DOIS PROFESSORES DE LÍNGUAS:

Corpovivências com a Educação Linguística Crítico-Dialógica no contexto amazônico

Autores

  • Ricardo Regis de Almeida IFPA
  • Rodrigo Milhomem de Moura UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.213

Palavras-chave:

Educação Linguística Crítico-Dialógica, corpovivências, professores de línguas, contexto amazônico, Óbidos-PA

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo mobilizar nossas corpovivências com a Educação Linguística Crítico-Dialógica (ELCD) ocorridas durante o ano de 2023 no município de Óbidos-PA, lugar em que habitamos até o momento da escrita deste texto. Para tanto, resgatamos memórias afetuosas que coconstruímos com o nosso alunado em nossas aulas, bem como aquelas experienciadas com as chuvas, o calor, as árvores, os pássaros e os botos. Isso porque temos aprendido, nesses espaços preenchidos de cosmopercepções outras, a enxergar nossas relações de um lugar não-antropocêntrico. Desse modo, optamos por estabelecer uma conversa sobre as nossas praxiologias, que podem servir de inspiração para outras/os docentes, mas não só isso. Trata-se de assumirmos a inviabilidade de pensarmos quaisquer vivências na ausência do Outro, seja ele humano ou não. Daí a importância de reiterarmos que este texto não é apenas sobre nós, mas sobre as múltiplas experiências que nos constitui no contexto amazônico. Em suma, trata-se de um texto que busca produzir um retrato parcial e um registro histórico daquilo que coconstruímos em nossas práticas, partindo de um viés crítico-dialógico e narrativo.

Biografia do Autor

Ricardo Regis de Almeida, IFPA

Professor EBTT de Língua Inglesa no Instituto Federal do Pará, campus Óbidos. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás e Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: [email protected]. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6018975801393976

Rodrigo Milhomem de Moura, UFOPA

Professor Substituto do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará, campus Óbidos. Doutor e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: [email protected]. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3820645374526854

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Almeida, R. R. de, & Moura, R. M. de. (2024). UMA CONVERSA ENTRE DOIS PROFESSORES DE LÍNGUAS:: Corpovivências com a Educação Linguística Crítico-Dialógica no contexto amazônico. Cadernos Cajuína, 9(1), e249140. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.213

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares