“RASTROS DA SENZALA” NAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.214

Palavras-chave:

Negro, Cultura, Educação, Racismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre as representações do negro na cultura e na educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória que caminhou num primeiro momento na esteira teórica dos Estudos Culturais. Em seguida, através da Análise Crítica do Discurso para melhor entendimento da base ideológica que faz parte da construção desse entendimento em suas múltiplas representações. Os dados revelam que a formação social da população brasileira de origemcolonial produziu discursos baseados em estereótipos étnico-raciais e culturais, de modo     que a relação entre as classes e os sujeitos foram definidas e estruturadas com base em injustiças, desequilíbrios, violências, que são reiterados em diversas conjunturas históricas e discursivas.

Biografia do Autor

Bruno Marcelo de Souza Costa, UNAMA/UEAP

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pelo PPGCLC/UNAMA. Mestre pelo PPGARTES/ICA/UFPA. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino do Estado do Amapá e Professor Substituto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Paulo Jorge Martins Nunes, UNAMA

Doutor em Letras – Literaturas e Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Teoria Literária pela mesma Universidade. Atualmente é professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), onde integra o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Mestrado e Doutorado). E-mail: [email protected]

Elivaldo Serrão Custódio, UNIFAP/UEAP

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá-AP, Brasil. Doutor em Teologia (Religião e Educação) pela Faculdades EST - São Leopoldo/RS, Brasil. Professor Substituto na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá-AP, Brasil. Professor no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá-AP, Brasil. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-04-06

Como Citar

Costa, B. M. de S., Nunes, P. J. M., & Custódio, E. S. (2024). “RASTROS DA SENZALA” NAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249142. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.214

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares