Do “Meme” ao Estrelato: Um Olhar sobre Consumo Irônico a partir de Manoel Gomes
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.216Resumo
O trabalho objetiva analisar a existência e a influência do consumo irônico para o alcance de um sucesso considerável e relevante. Entende-se que as contribuições da pesquisa auxiliam na compreensão do consumo daquilo que pode ser considerado trash, assim como na identificação de fatores da cultura de fãs que possam contribuir diretamente nessa relação. Sob esse prisma, apresenta-se o case de Manoel Gomes, cantor e compositor, que ficou famoso graças a plataformas como YouTube e TikTok, após “se tornar meme” e ganhar uma comunidade de fãs. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo particulariza-se pelo uso das pesquisas Básica, Exploratório-descritiva, Bibliográfica, Estudo de Caso e Qualitativa sendo que, para a etapa de coletas de dados, construiu-se um roteiro composto por 12 perguntas abertas, que tiveram como público-alvo respondentes selecionados através de uma amostra por intencionalidade. Ao fim do estudo, entende-se que o consumo irônico é um campo promissor de análise na era digital, influenciado, principalmente, por plataformas como o TikTok. Além disso, enfatiza a importância dos números para a relevância no ambiente digital e aponta a necessidade de estudos mais aprofundados, pois é perceptível a sua influência em outros casos e, até mesmo, em marcas que se utilizam desse conceito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC-BY-NC-ND
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.