NA TRILHA DA INTERDISCIPLINARIDADE

UM ENSAIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.217

Palavras-chave:

Educação Integrada, IFPB, Ciências Humanas

Resumo

Este ensaio realiza uma breve reflexão a respeito das aulas de campo e sua relevância quando se empreende a interdisciplinaridade, enquanto agente de promoção de um genuíno ensino integrado. Com base em experiências realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB campus Cajazeiras, capitaneadas pela grande área das Ciências Humanas, o texto busca repercutir no leitor a eficácia desta tática na mediação entre a sala de aula dos conhecimentos teóricos e a realidade pragmática vivenciada no mundo. Após a implementação das atividades, foi observado um maior nível de cooperação entre as disciplinas envolvidas, assim como o aumento do interesse geral nas aulas por parte do alunado. Portanto, as aulas de campo se mostraram eficazes no intento de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Teobaldo Gabriel de Souza Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutorando em Geografia pela UFPB. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA. Docente do IFPB campus Cajazeiras. E-mail: [email protected].

Rafaella de Lima Roque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutora em Biotecnologia pela UEFS. Servidora do IFPB campus Cajazeiras. E-mail: [email protected].

Referências

AMORIM, Y. S.; DANTAS, D. de M.; ALVES, A. M. de S.; OLIVEIRA, F. C. A. de; OLIVEIRA, E. C. C. de; BEZERRA, N. S. R. F.; FIGUEIREDO, F. V.; TORRES, C. M. G. Interdisciplinaridade no Ensino De Biologia: Movimento Articulador do fazer Pedagógico e do Processo de Ensino e de Aprendizagem. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 409–416, 2020. DOI: https://doi.org/10.16891/742. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/742. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008, Seção 1, nº 253, terça-feira, 30 de dezembro de 2008. p. 1-3. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=30/12/2008&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=120. Acesso em: 06 abr. 2024.

CAMARGO, J. C. G.; ELESBÃO, I. O PROBLEMA DO MÉTODO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: o caso da Geografia. Mercator, Fortaleza-CE, v. 3, n. 6, nov. 2008. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/120. Acesso em: 06 abr. 2024.

COIMBRA, J. de A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JÚNIOR, A. et al. (Ed.). A interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo-SP: Signus Editora, 2000. p. 52-70.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15 ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro-RJ: Imago Editora LTDA. 1976.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira e revisão de Alice Kyoto Miyashiro. 5. ed. São Paulo-SP: Editora Perspectiva S.A, 1998.

LANÇA, T. A. Multi e interdisciplinaridade nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: estudo bibliométrico com dados da Plataforma Lattes. Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Mestrado em Ciência da Informação. UFSCar, São Carlos-SP: 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10582. Acesso em: 06 abr. 2024.

LIMA, V. B.; ASSIS, L. F. de. MAPEANDO ALGUNS ROTEIROS DE TRABALHO DE CAMPO EM SOBRAL (CE): UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/125. Acesso em: 06 abr. 2024.

MARQUES, A. M. de S.; MOTA, M. de S.; SOUZA, M. A. V. F. de. AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma visão pela literatura científica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 357-372, 2020. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.887. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/887. Acesso em: 13 abr. 2024.

MOREIRA, G. S.; MARQUES, R. N. A importância das aulas de campo como estratégia de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 45137-45145, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29366. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29366. Acesso em: 06 abr. 2024.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34, p. 137-151, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8dNYBcjfPKZL4js8xWbhpjv/?lang=pt. Acesso em: 06 abr. 2024.

OLIVEIRA, P. M. e. Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 600-612, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6901. Acesso em: 06 abr. 2024.

PAIVA, A. B. de; SUDÉRIO, F. B. Aulas de campo interdisciplinares como estratégias formativas para docentes de Ciências e Biologia. Scientia Plena, [S. l.], v. 15, n. 8, 2019. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.082701. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/4894. Acesso em: 13 abr. 2024.

PÁTARO, R. F.; BOVO, M. C. A interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo e trabalho coletivo no campo da pesquisa e da educação. Revista NUPEM, Campo Mourão-PR, v. 4, n. 6, p. 45-63, jan./jul. 2012. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.v4i6.96. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5330. Acesso em: 13 abr. 2024.

SANTANA, G. H. C. de. A Ciência da Informação e sua consolidação em face da interdisciplinaridade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 1-26, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p1. Acesso em: 06 abr. 2024.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro-RJ: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.

SOUSA, C. A. de; MEDEIROS, M. C. S.; SILVA, J. A. L.; CABRAL, L. N. A aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro-RJ, DOI: https://doi.org/10.18264/REP, 2016. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/22/a-aula-de-campo-como-instrumento-facilitador-da-aprendizagem-em-geografia-no-ensino-fundamental. Acesso em: 06 abr. 2024.

SOUSA, M. E.; CAVALCANTI, L. C. de S.; FRANÇA, L. F. de O. Proposta Metodológica para Aulas de Campo em Educação Geográfica e Interdisciplinar. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 157-177, 2024. DOI: https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.970. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/970. Acesso em: 13 abr. 2024.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; MOURA NETO, L. G. de; ROQUE, R. de L.; Abordagem interdisciplinar no PROEJA: Uma proposta para mitigação da evasão escolar. Cadernos Cajuína. v. 9, n. 1, p. 1-24, 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.9i1. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/153. Acesso em: 06 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

Souza Júnior, T. G. de, & Roque, R. de L. (2024). NA TRILHA DA INTERDISCIPLINARIDADE: UM ENSAIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO INTEGRADO. Cadernos Cajuína, 9(2), e249214. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.217