CONTEXTOS DIVERSOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Fernanda Calazans Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7079-5836
  • Thalita Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.219

Palavras-chave:

Racismo, Livro didático, Ensino fundamental I

Resumo

O presente estudo apresenta algumas reflexões tangenciadas pelo tema do racismo na educação das crianças do ensino fundamental do ciclo inicial a partir dos livros de história. A pesquisa se caracteriza como qualitativa documental com a análise de materiais bibliográficos, quais sejam, livros didáticos para o ensino de história no ensino fundamental primeiro ciclo. A partir de autores do campo das ciências humanas operamos conceitos que possam nos acompanhar nas nossas análises. Essa investigação se justifica uma vez que os indivíduos são educados através dos livros didáticos. Concluímos, que é preciso empreender um processo formativo através da educação que objetive a emancipação em direção a uma educação que tematize a realidade social de forma proximal com a realidade.

Biografia do Autor

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dr. Christian Muleka Mwewa

Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado (CPTL/UFMS)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado e Doutorado (CPTL e FAED ambos na UFMS)

Líder do Grupo de Pesquisa 2014): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/577044

Referências

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. Tradução de: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2020, p. 129-150.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. In: Educação e Emancipação. Tradução de: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2020.

BRASIL, Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Palácio do Planalto. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 16 out. 2022.

BRASIL, Lei nº 11645, de10 de março 2008. Brasília: Palácio do Planalto. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm >. Acesso em: 29 nov. 2022.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 1º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 2º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 3º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 4º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 5º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. 2019. Disponível em < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf > acesso em: 2 de julho de 2021.

KANT, Immanuel. O que é iluminismo? Tradução Artur Morão. Disponível em: < www.marxists.org/portugues/kant/1784/mes/resposta.htm > Acesso em: 2 de julho de 2021.

MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre "raça", ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, v. 68, p. 45-57, 2006.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). UFF, Rio de janeiro, n.5, p. 15-34, 2004.

MWEWA, Chiristian Muleka; VAZ, Alexandre Fernandez . Corpos, cultura, paradoxos: observações sobre o jogo de capoeira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n.2, p. 45-58, 2006.

MWEWA, C. M; SILVA, A. S. Notas de um pensamento da circulação e da travessia em Achille Mbembe. TRANS/FORM/AÇÃO. UNESP: MARÍLIA, v. 45, p. 33-50, 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-14

Como Citar

Calazans Carvalho, F., Muleka Mwewa, C., & Pereira da Silva, T. (2024). CONTEXTOS DIVERSOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Cadernos Cajuína, 9(2), e249209. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.219

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares