A TEORIA DA GUERRA JUSTA EM FRANCISCO DE VITÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.220

Palavras-chave:

Francisco de Vitória, Guerra justa, Injúria, Justiça

Resumo

O frei dominicano Francisco de Vitória foi um dos maiores representantes da escolástica espanhola. Foi justamente como competente intelectual e professor da universidade de Salamanca que o religioso fez uma releitura da teoria da guerra justa visando responder algumas questões que emergiram a partir da descoberta do Novo Mundo. Sua teoria se torna uma obra-chave não apenas pela forte influência que exerceu sobre seus coetâneos do século XVI, mas, sobretudo, porque as discussões levantadas por ele ainda guiam as reflexões contemporâneas acerca da guerra. Assim, diante das contribuições do pensamento de Vitória acerca da guerra, é imperativo indagar: quais são os argumentos que justificam uma guerra e lhe dão legitimidade? Esse questionamento buscará luz a partir das Relectiones de Vitória como também por meio da literatura ligada à guerra justa com o fito de aprofundar as discussões sobre a temática do conflito bélico que atualmente ganha contorno planetário.

Biografia do Autor

Francisco Glaydson da Silva, UECE

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Mestrando em Filosofia do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: [email protected]

Referências

BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: Editora Paulus, 2017.

SOUSA, R. F. Guerra Justa: início, meio e fim em Francisco de Vitória. 2017. 128 p. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

VITORIA, F. de, Relectiones: sobre os índios e sobre o poder civil. Organização: José Carlos Brandi Aleixo, Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

CHORÃO, Mário Bigotte. Temas fundamentais de direito. Coimbra: Almedina, 1986.

ARISTÓTELES. Política. Trad. e notas António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Portugal: Vega Universidade.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica: Volume V, Trad. Equipe Edições Loyola, São Paulo, Edições Loyola, 2005.

AGOSTINHO, S. A cidade de Deus. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

CÍCERO, Traité des Devoirs, in P. M. Schuhl (ed.), Les Stooïciens, Gallimard, Paris (1962).

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Silva, F. G. da. (2024). A TEORIA DA GUERRA JUSTA EM FRANCISCO DE VITÓRIA . Cadernos Cajuína, 9(2), e249218. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.220

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares