FATORES DE RISCO E ADOECIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA POR CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.222

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Alunos, Universidades, Saúde Mental

Resumo

A reflexão acerca das consequências da crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) impôs aosestudantes a necessidade de se adaptar a novas tecnologias e maneiras de se relacionar com os estudos e bem-estar subjetivo.Restou às universidades promover estratégias para oferecer suporte ao bem-estar dos estudantes, assim como acesso epermanência dos estudos. Compreender os fatores de risco associados ao sofrimento e ao adoecimento psíquico de estudantes universitários. Revisão sistemática com base no protocolo PRISMA, período temporal de 2020 a 2022,consultando as bases da Biblioteca Virtual de Saúde e da Scopus, com os descritores: estudantes universitários, saúde mental,sofrimento psíquico, covid, pandemia. Vinte e cinco artigos selecionados foram subdivididos em três categorias: relações sociais; depressão; sintomas psicológicos. Os principais resultados dentre a categoria de relações sociais evidenciaramdivergência entre o quanto a falta de apoio social afetou a saúde dos estudantes. Na categoria depressão os destaquesforam em torno da utilização do questionário PHQ-9 como estratégia de coleta de dados das pesquisas, aumentosignificativo dos sintomas depressivos durante a pandemia. Na categoria de sintomas psicológicos se destaca o agravo noadoecimento com prevalência em mulheres, estudantes calouros, formandos, em nível de pós-graduação e residentes emzona rural. Em comum, os artigos ressaltam demandas sobre alteração brusca de rotina com impactos no sono, desempenho acadêmico, no humor, na sensação de desamparo e solidão. Conclui-se que a pandemia do COVID-19 pode ter consequências psicológicas graves em estudantes universitários.

Biografia do Autor

Amanda Vieira Simolini, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba

Psicóloga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). E-mail: [email protected]

Carolina Teodoro Franco, UEMG

Psicóloga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. Pós-graduada em Psicologia e Educação pela Faculdade Metropolitana. E-mail: [email protected]

Raffaella Andrade da Mata, UEMG

Psicóloga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pós-graduanda em PNL Aplicada à Gestão de Pessoas pela FaculdadeMetropolitana. E-mail: [email protected]

Bettieli Barboza da Silveira, UEMG

Psicóloga. Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Email: [email protected]

Referências

ABUHMAIDAN, Y.; AL-MAJALI, S. The impact of the coronavirus pandemic on mental health among al ain university student in light of some demographic variables. Psychiatria Danubina, v. 32, n. 3-4, p. 482–490, 24 dez. 2020.

AKBAR, Zarina; AISYAWATI, Maratini Shaliha. Coping Strategy, Social Support, and Psychological Distress Among University Students in Jakarta, Indonesia During the COVID-19 Pandemic. Frontiers Psychology, v. 12, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.694122/full. Acesso em: 11 de jan. 2022.

ARSANDAUX, Julie, MONTAGNI, Ilaria; MACALLI, Mélissa; TEXIER, Nathalie; POURIEL, Mathilde; GERMAIN, Raphael; MEBARKI, Adel; KINOUANI, Shérazade; TOURNIER, Marie; SCHUCK, Stéphane; TZOURIO, Christophe. Mental health condition of college students compared to non-students during COVID-19 lockdown: the CONFINS study. BMJ Open, 2021. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/11/8/e053231. Acesso em: 17 jan 2022.

BALOCH, G. M. et al. COVID-19: exploring impacts of the pandemic and lockdown on mental health of Pakistani students. PeerJ, v. 9, p. e10612, 3 fev. 2021.

BRAUN, V.; CLARKE, V.. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

CAOA, W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research, v. 287, p. 112934, maio 2020.

FU, W. et al. Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. Journal of Affective Disorders, v. 280, p. 7–10, fev. 2021.

GANJOO, M. et al. Association between health locus of control and perceived stress in college student during the COVID-19 outbreak: a cross-sectional study in Iran. BMC Psychiatry, v. 21, n. 1, 26 out. 2021.

GUAN, J. et al. Prevalence and Factors for Anxiety during the COVID-19 Pandemic among College Students in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 9, p. 4974, 7 mai. 2021.

IMRAN, N. et al. The hidden crisis: COVID-19 and impact on mental health of medical students in Pakistan. Middle East Current Psychiatry, v. 28, n. 1, 1 set. 2021.

LEE, J. et al.. Impact of COVID-19 on the mental health of US college students. BMC Psychol, v. 9, n. 95, 2021. Disponível em: https://bmcpsychology.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40359-021-00598-3. Acesso em: 6 de jan. 2022.

LEE, J.; JEONG, H. J.; KIM, S. Stress, Anxiety, and Depression Among Undergraduate Students during the COVID-19 Pandemic and their Use of Mental Health Services. Innovative Higher Education, v. 46, n. 5, p. 519–538, 23 abr. 2021.

LEE, Jungmin; JEONG, Hyun Ju; KIM, Sujin. Stress, Anxiety, and Depression Among Undergraduate Students during the COVID-19 Pandemic and their Use of Mental Health Services. Innov High Educ 46, 519–538 (2021). Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33907351/. Acesso em: 17 de jan. 2022.

LIANG, S.-W. et al. The Psychological Impact of the COVID-19 Epidemic on Guangdong College Students: The Difference Between Seeking and Not Seeking Psychological Help. Frontiers in Psychology, v. 11, 4 set. 2020.

LI, N.; LI, S.; FAN, L.. Risk Factors of Psychological Disorders After the COVID-19 Outbreak: The Mediating Role of Social Support and Emotional Intelligence. PubMed Central, v. 69, n. 5, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8453612/. Acesso em: 11 de jan. 2022.

Mendonça KS, Silva DT, Dantas HLL, Oliveira KCPN, Santana VVRS. Revisão integrativa de literatura fatores de risco para o agravamento da COVID-19 em indivíduos jovens. Enfermagem em Foco. 2020; 11 (2): 37-45.

NOMURA, K. et al. Cross-sectional survey of depressive symptoms and suicide-related ideation at a Japanese national university during the COVID-19 stay-home order. Environmental Health and Preventive Medicine, v. 26, n. 1, 5 mar. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Doença por Corona Vírus, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/coronavirus-disease-covid-19. Acesso em: Acesso: 6 de jan. 2022.

PANTELI, M. et al. The Predictive Role of Social Skills and Social Support. [s.d.].

RO, A.; RODRIGUEZ, V.; ENRIQUEZ, L,. Physical and mental health impacts of the COVID-19 pandemic among college students who are undocumented or have undocumented parentes. BMC Public Health, v. 21, n. 1580, 2021. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-021-11606-x. Acesso em: Acesso: 6 de jan. 2022.

SILVA, Iracema Teixeira da; MACEDO, Luis Felipe Teixeira; ROSSI, Flavia Larsen Santos; et al. A utilização de metodologias de ensino em saúde no cenário pós-pandemia no Brasil- Revisão Narrativa de Literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 5014–5026, 2023. Disponível em: <https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1018/1187>. Acesso em: 2 maio 2024.

SON, C. et al. Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 9, p. e21279, 3 set. 2020.

SOUZA, Silvana Aparecida de; MARTINS, Fernando José. Impactos da pandemia na educação: o Brasil e a desigualdade social. Cadernos Cajuína, v. 7, n. 3, p. e227309–e227309, 2022. Disponível em: <https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/56>. Acesso em: 2 maio 2024.

TAHARA, M.; MASHIZUME, Y.; TAKAHASHI, K. Mental Health Crisis and Stress Coping among Healthcare College Students Momentarily Displaced from Their Campus Community Because of COVID-19 Restrictions in Japan. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 14, p. 7245, 6 jul. 2021.

TANGA, W. et al. Prevalence and correlates of PTSD and depressive symptoms one month after the outbreak of the COVID-19 epidemic in a sample of home-quarantined Chinese university students. Journal of Affective Disorders, v. 274, p. 1–7, set. 2020.

VERMA, S. K. et al. Knowledge, attitude, and psychological effect on undergraduate/ postgraduate students in lockdown COVID-19 situation. Journal of Pharmacy and Bioallied Sciences, p. S696–S698, 2021.

WANG, X. et al. Anxiety and Sleep Problems of College Students During the Outbreak of COVID-19. Frontiers in Psychiatry, v. 11, 23 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Vieira Simolini, A., Franco, C. T., Mata, R. A. da, & Silveira, B. B. da. (2024). FATORES DE RISCO E ADOECIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA POR CORONAVÍRUS. Cadernos Cajuína, 9(2), e249223. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.222

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares