MARTIN BUBER E AS RELAÇÕES DIALÓGICAS: DIÁLOGO E ENCONTRO TRANSFORMANDO A AULA DE FILOSOFIA A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • José Antonio Ferreira da Silva IFPE
  • Willamis Aprígio de Araújo IFPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.223

Palavras-chave:

Martin Buber, Filosofia do Diálogo, Ensino de Filosofia, Tecnologias Digitais

Resumo

: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma intervenção pedagógica, pensada a partir das aulas do Mestrado Profissional em Filosofia (PROFI-FILO - IFPE), que buscou explorar estratégias inovadoras nas aulas de Filosofia na Escola Técnica Estadual Maria Ferreira Martins da cidade de Itaíba – Pernambuco. A prática pedagógica buscou estimular o aprendizado prático e reflexivo, no qual o saber filosófico fosse mobilizado por meio de recortes da realidade em conexão com outras expressões do conhecimento, fazendo uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Nesta proposta pedagógica, procurou-se trabalhar os conteúdos do currículo de Filosofia a partir de Metodologias Ativas, em especial, da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), culminando na produção de episódios de podcasts pelos alunos. Embora a proposta destaque o uso das novas tecnologias, buscou-se no arcabouço teórico da Filosofia do Diálogo, de Martin Buber, suporte fundamental para enfatizar a importância dos processos dialógicos na promoção do resgate da dimensão humana no ambiente escolar. Assim, espera-se que o presente artigo possa contribuir para a reflexão sobre o papel do diálogo na humanização das relações entre os alunos; sobre práticas pedagógicas mais dinâmicas e participativas, que integrem de forma mais competente o uso das novas tecnologias nas aulas de Filosofia.

Biografia do Autor

José Antonio Ferreira da Silva, IFPE

Mestrando em Filosofia pelo programa PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia) no IFPE campus Vitória de Santo Antão. E-mail: [email protected]

Willamis Aprígio de Araújo, IFPE

Professor doutor em Filosofia pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Filosofia UFPE/ UFPB/ UFRN; professor efetivo de Filosofia do IFPE. Email: [email protected]

Referências

ARAÚJO, Willamis Aprígio de. Ética e Alteridade: uma leitura a partir da filosofia de Martin Buber e suas implicações para a compreensão do outro. 2014. 141 f. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Filosofia. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife: 2014.

BAUMAN, Zygmund. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BRANDÃO, Ricardo Evangelista. Entre si mesmo e o outro: breve reflexão sobre autonomia e alteridade à luz de Aristóteles e Sartre. In Discussões interdisciplinares em ciências hymans e sociais – Volume 3 (org) ALVARENGA, Francisco: São Paulo: Editora Dialética, 20023.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio:Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Trad. e introd. de Newton Aquiles Von Zuben. 9 ed. São Paulo: Centauro, 2001.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2018.

BUBER, Martin. O caminho do homem: segundo o ensinamento chassídico. São Paulo: É Realizações, 2011.

BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

MATOS, Junot Cornélio. Filosofia (da) perguntação. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2021,

MORAN, José Manuel. Novas tecnologia e mediação pedagógicas. Campinas. SP: Papirus, 2013.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas de bolso:como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiâna: IFG, 2016.

RÖHR, Ferdinand. O caminho do homem segundo a doutrina hassídica, por Martin Buber: uma contribuição à educação espiritual. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001, Caxambu. Anais… Caxambu: Anped, 2001.

SANTIAGO, Maria Betânia Nascimento. Diálogo e educação: o pensamento pedagógico em Martin Buber. 2008. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

SANTIAGO, Maria Betânia Nascimento. Diálogo e Transcendência na visão educativa de Martin Buber. InDiálogo em Educação e Espiritualidade. (org) RÖHR, Ferdinand: Editora Universitária UFPE, Recife, 2012.

SEFTON, Ana Paula. Metodologias ativas:desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Rio de Janeiro, RJ: Freitas Bastos, 2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2011.

ZUBEN, Newton Aquiles von. Martin Buber: cumplicidade e diálogo. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

Downloads

Publicado

2024-04-14

Como Citar

Silva, J. A. F. da, & Araújo, W. A. de. (2024). MARTIN BUBER E AS RELAÇÕES DIALÓGICAS: DIÁLOGO E ENCONTRO TRANSFORMANDO A AULA DE FILOSOFIA A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Cadernos Cajuína, 9(2), e249201. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.223