O JOGO COMO POSSIBILIDADE DE INSTIGAR O ESCLARECIMENTO E AUTONOMIA DO SUJEITO PENSANTE NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.228Palavras-chave:
Esclarecimento, Autonomia, Escola, JogosResumo
Para o filósofo Immnuel Kant, o ser humano é o único que precisa passar pelo processo de educação, visto que precisamos de cuidado e direcionamento desde o nascimento. Com isso, é muito comum ao ser humano receber do outro, elementos que irão direcioná-lo em seu caminhar, porém, esse processo de heteronomia não pode permanecer para sempre, a humanidade precisa desprender-se da tutela externa e interna que o aprisiona em uma menoridade do uso da razão para poder chegar ao Esclarecimento, que é possível mediante o processo de educação. Com isso, a instituição escolar passa pelo desafio de ser esse espaço de potencialidade e libertação, os estudantes precisam ser estimulados a pensar por si mesmos de maneira prática. As aulas lúdicas, sobretudo o uso de jogos, poderão ser um estimulante para a promoção da autonomia do sujeito pensante.
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