O JOGO COMO POSSIBILIDADE DE INSTIGAR O ESCLARECIMENTO E AUTONOMIA DO SUJEITO PENSANTE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Mário Agustinho da Silva Júnior IFPE
  • Lucas Ollyver Gonçalves Barbosa IFPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.228

Palavras-chave:

Esclarecimento, Autonomia, Escola, Jogos

Resumo

Para o filósofo Immnuel Kant, o ser humano é o único que precisa passar pelo processo de educação, visto que precisamos de cuidado e direcionamento desde o nascimento. Com isso, é muito comum ao ser humano receber do outro, elementos que irão direcioná-lo em seu caminhar, porém, esse processo de heteronomia não pode permanecer para sempre, a humanidade precisa desprender-se da tutela externa e interna que o aprisiona em uma menoridade do uso da razão para poder chegar ao Esclarecimento, que é possível mediante o processo de educação. Com isso, a instituição escolar passa pelo desafio de ser esse espaço de potencialidade e libertação, os estudantes precisam ser estimulados a pensar por si mesmos de maneira prática. As aulas lúdicas, sobretudo o uso de jogos, poderão ser um estimulante para a promoção da autonomia do sujeito pensante.

Biografia do Autor

Mário Agustinho da Silva Júnior, IFPE

Mestrando em Filosofia pelo programa PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia) no IFPE campus Vitória de Santo Antão. E-mail: [email protected]

Lucas Ollyver Gonçalves Barbosa, IFPE

Orientador, professor doutor em Filosofia pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Filosofia UFPE/ UFPB/ UFRN; professor efetivo de Filosofia do IFPE. Email: [email protected]

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Publicado

2024-04-14

Como Citar

Silva Júnior, M. A. da, & Barbosa, L. O. G. (2024). O JOGO COMO POSSIBILIDADE DE INSTIGAR O ESCLARECIMENTO E AUTONOMIA DO SUJEITO PENSANTE NO AMBIENTE ESCOLAR. Cadernos Cajuína, 9(2), e249206. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.228