PATRIMÔNIO LOCAL EM QUESTÃO:
Considerações de alunos(as) do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.23Palavras-chave:
Patrimônio, Educação Patrimonial, Ensino de HistóriaResumo
Este artigo, buscou refletir sobre concepções e apropriações de alunos(as) do Ensino Médio sobre o patrimônio local, a partir de práticas de educação patrimonial inseridas no processo de ensino e aprendizagem em história. O mesmo é resultado de uma pesquisa de mestrado, na qual coletamos dados em Rodas de Conversas com trinta e sete estudantes, entre 17 e 19 anos de idade, de uma escola de Ensino Médio no município de Choró-Ceará (2018-2019). Os resultados sinalizam a potência do trabalho com o patrimônio, numa perspectiva crítica, no ensino de história, de modo a contribuir com reflexões e problematizações dos sujeitos envolvidos. Ao mesmo tempo, evidenciam as diferentes concepções dos educandos em relação ao patrimônio local, ou seja, suas contestações, reivindicações e/ou pertencimentos em relação a esses bens culturais.Referências
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