A Importância do Ensino dos Direitos Constitucionais na Formação Cidadã

Autores

  • Glenda Grazielly Bezerra
  • Handerson Reinaldo Araújo UFPI
  • Humberto dos Reis Moura UESPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.233

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê a matriz comum curricular da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), que estabelece as disciplinas obrigatórias e facultativas, além das competências e habilidades a serem desenvolvidas em cada etapa da educação básica. No entanto, a matriz comum curricular não é um fim em si mesmo, mas um meio para se atingir um nível satisfatório quanto à aprendizagem e ao desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do educando. Mas a matriz comum curricular, nos termos descritos pela Lei nº 9.394/96, é suficiente para tornar o cidadão emancipado quanto aos seus direitos sociais e políticos? É a partir dessa perspectiva que, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, em que foram selecionados, analisados e interpretados textos que auxiliaram direta ou indiretamente na resolução do problema proposto,  devidamente indicados nas referências, objetivou-se analisar neste artigo se a institucionalização do ensino dos direitos e garantias previstos na Constituição da República de 1988 na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) das escolas brasileiras pode possibilitar a emancipação social e política do cidadão. Concluiu-se que a institucionalização do ensino dos direitos e garantias fundamentais previstos expressamente no texto constitucional de 1988 nas escolas brasileiras por meio de uma formação específica é essencial e pode possibilitar a emancipação social e política plena do cidadão. Desse modo, infere-se que a tomada de consciência da importância da participação cidadã e da contribuição da qualificação do debate na esfera pública estão diretamente relacionados ao conhecimento dos direitos constitucionais.

Biografia do Autor

Glenda Grazielly Bezerra

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí- ESA/OAB- PI (2020). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí- ESA/OAB- PI (2020). E-mail: [email protected] Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6535132675349047

Handerson Reinaldo Araújo, UFPI

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2018). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2019). Graduação em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho - ICF (2019). Especialista em Ciências Penais pela Escola Superior da Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - ESA/CFOAB (2020). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí - ESA/OAB-PI (2020). E-mail: [email protected] Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0367451655473206

Humberto dos Reis Moura, UESPI

Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí- ESA/OAB- PI (2020). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí- ESA/OAB- PI (2020). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Bezerra, G. G., Araújo, H. R., & Moura, H. dos R. (2024). A Importância do Ensino dos Direitos Constitucionais na Formação Cidadã. Cadernos Cajuína, 9(3), e249310. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.233

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares