A PRODUÇÃO TEXTUAL E O EMPODERAMENTO DA PROFISSÃO DE SAPATEIRO: O CASO DOS TRABALHADORES DA PRAÇA RIO BRANCO NA CIDADE DE TERESINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.234

Palavras-chave:

Produção textual, sujeitos críticos reflexivos, espanhol

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a produção textual de alunos de um curso de Literatura Espanhola na perspectiva da prática social. Os educandos são sujeitos críticos reflexivos que se apropriam da escrita para falar sobre suas realidades. Para tanto, foi criado um curso de extensão desenvolvido por este pesquisador em uma universidade pública do estado do Piauí (Brasil). O objetivo do curso era ensinar leitura e escrita em espanhol. A base teórica é fornecida pela alfabetização crítica (Freire, 1989,2016; Janks, 2013,2016,2018; Duboc, 2016) Alfabetização digital (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016; Barton; Lee, 2015) aprendizagem adicional de línguas (Paraquett, 2009; Paiva, 2014) e Leitura e Escrita (Kalantzis; Cope; Zapata, 2019, Ferrarezi Jr; Carvalho, 2015). Essas contribuições teóricas embasam esta pesquisa para um novo olhar sobre o ensino complementar de línguas na perspectiva do letramento crítico. Os resultados mostram que os alunos fazem reflexões significativas sobre a realidade a partir do uso da escrita em ambiente virtual. Da mesma forma, esses alunos construíram significados reais e desenvolveram ações críticas e analíticas dentro de um processo de interação na aprendizagem da língua espanhola

Biografia do Autor

José Cledinaldo dos Santos Guerra, UFPI

Doutorando no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Beatriz Gama Rodrigues, UFPI

  Professora Doutora no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

dos Santos Guerra, J. C., & Rodrigues, B. G. (2024). A PRODUÇÃO TEXTUAL E O EMPODERAMENTO DA PROFISSÃO DE SAPATEIRO: O CASO DOS TRABALHADORES DA PRAÇA RIO BRANCO NA CIDADE DE TERESINA. Cadernos Cajuína, 9(2), e249230. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.234

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares