A PRODUÇÃO TEXTUAL E O EMPODERAMENTO DA PROFISSÃO DE SAPATEIRO: O CASO DOS TRABALHADORES DA PRAÇA RIO BRANCO NA CIDADE DE TERESINA
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.234Palavras-chave:
Produção textual, sujeitos críticos reflexivos, espanholResumo
O objetivo deste artigo é analisar a produção textual de alunos de um curso de Literatura Espanhola na perspectiva da prática social. Os educandos são sujeitos críticos reflexivos que se apropriam da escrita para falar sobre suas realidades. Para tanto, foi criado um curso de extensão desenvolvido por este pesquisador em uma universidade pública do estado do Piauí (Brasil). O objetivo do curso era ensinar leitura e escrita em espanhol. A base teórica é fornecida pela alfabetização crítica (Freire, 1989,2016; Janks, 2013,2016,2018; Duboc, 2016) Alfabetização digital (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016; Barton; Lee, 2015) aprendizagem adicional de línguas (Paraquett, 2009; Paiva, 2014) e Leitura e Escrita (Kalantzis; Cope; Zapata, 2019, Ferrarezi Jr; Carvalho, 2015). Essas contribuições teóricas embasam esta pesquisa para um novo olhar sobre o ensino complementar de línguas na perspectiva do letramento crítico. Os resultados mostram que os alunos fazem reflexões significativas sobre a realidade a partir do uso da escrita em ambiente virtual. Da mesma forma, esses alunos construíram significados reais e desenvolveram ações críticas e analíticas dentro de um processo de interação na aprendizagem da língua espanholaReferências
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