INFLUÊNCIA DA MÍDIA DIGITAL

A construção da imagem do corpo por meio do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.238

Palavras-chave:

Corpo. Discursos. Poder. Redes Sociais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a construção dos corpos a partir do jogo de imagens produzidas no Instagram, que são intensificadas pelas redes sociais (Instagram) por digital influencers no cenário fitness, mulheres que estão conquistando cada vez mais espaço na internet por produzirem conteúdo do seu cotidiano e que simultaneamente realizam um empreendimento de si, e, desta forma, acabam gerando uma renda financeira que legitima seu discurso para a busca de um corpo saudável. A partir da difusão das redes, o olhar sobre si e sobre o outro impactaram no corpo para ser modelado a um padrão belo, magro, tonificado e jovem que está concentrado na capitalizado, alvo de coação, disciplinado a um padrão, implicando em uma visibilidade e vigilância maior. Contudo, é necessário considerar que há uma mulher mais autônoma e com mais liberdade que monetiza a partir da imagem do corpo com grande poder de influência sobre outros corpos, pois é importante considerar a facilidade que as influencers proporcionam na disseminação de informações sobre determinados produtos, alimentação, etc.; que facilitam a escolha do público devido a variedade do mercado. Assim, a partir de autores da sociologia contemporânea (tais como: Foucault, dentre outros) nosso intuito é compreender como os discursos sobre o corpo contribuem para movimentar um capitalismo de periferia, fundamentado em um empreendedorismo de si, articulado pelas digitais influencers do Baixo Parnaíba Maranhense.

 

Biografia do Autor

Betina Ferreira de Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UFMA, Campus Imperatriz. Possui Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, Centro de Ciências de São Bernardo/MA, CCSB/UFMA. Bolsista CAPES, contato: [email protected]

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Professora de Sociologia do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia, CCSB/UFMA. Docente permanente do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – Mestrado Acadêmico – Imperatriz. Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Educação Chita/Gitã/ CNPq. Doutora em Ciências Sociais PPCIS/UERJ, contato: [email protected]

Ana Carolina Costa dos Anjos, Universidade Federal de Viçosa

Jornalista e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Carlos. Pesquisadora dos grupos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UFSCar), Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e Observatório dos Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), contato: [email protected]

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

Araújo, B. F. de, Pereira, A. G., & Anjos, A. C. C. dos. (2024). INFLUÊNCIA DA MÍDIA DIGITAL: A construção da imagem do corpo por meio do Instagram. Cadernos Cajuína, 9(2), e249219. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.238

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares