GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE GREGO:

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Vicente Thiago Freire Brazil
  • Edgar Marçal de Barros Filho
  • José Rogério Santana

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.24

Palavras-chave:

Grego clássico, Gamificação, Cultura Clássica, Ensino

Resumo

gamificação apresenta-se como uma eficaz metodologia adotada para a potencialização do processo de ensino-aprendizado em diversas áreas do conhecimento, especialmente por sua capacidade de engajar os aprendentes e torna-los, desde o início, protagonistas na jornada educativa. O ensino de cultura antiga, mais especificamente de Grego Clássico, também tem apropriado-se desse potencial inerente ao uso de jogos educacionais. O presente artigo tem como objetivo apresentar o percurso de uma Revisão Sistemática da Literatura que se dedicou ao levantamento de dados e informações oriundos de pesquisas que mesclam os campos do ensino de grego clássico e os processos educacionais de gamificação. Com isso, pretende apontar o atual estado da arte, assim como os dilemas contemporâneos e as propostas futuras para aonde apontam os projetos educacionais que se apropriaram desta estratégia metodológica. Os resultados obtidos demonstram que há uma enorme lacuna no registro acadêmico-científico de experiências educacionais que utilizem processos de gamificação para o ensino de grego clássico diante do universo de programas, sites, aplicativos que existem para essa finalidade, bem como os benefícios que o uso dessa estratégia pedagógica traz para o ensino de um idioma antigo.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Brazil, V. T. F., Barros Filho, E. M. de, & Santana, J. R. (2022). GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE GREGO:: Uma revisão sistemática da literatura. Cadernos Cajuína, 7(2), e227220. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.24