DARCY RIBEIRO

UM LÍDER CARISMÁTICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Thiago Fernandes dos Santos Pereira Instituto Federal do Paraná (IFPR) / Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.241

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, dominação carismática, UnB, CIEP

Resumo

Este artigo busca analisar parte da trajetória pública de Darcy Ribeiro (1922-1997), intelectual, educador e político brasileiro, à luz do conceito weberiano de “dominação carismática”. No contexto da trajetória de Darcy Ribeiro, será desenvolvida uma reflexão que compreende que a partir de suas posturas enquanto político e gestor educacional demonstram que Darcy Ribeiro pode ser analisado como um típico exemplo de liderança carismática. Para isto, são apresentados neste artigo, uma breve exposição da biografia de Darcy Ribeiro, a contextualização teórica realizada por Max Weber (1864-1920) sobre os três tipos puros de dominação legítima e finalmente. como é possível analisar algumas experiências de Darcy Ribeiro enquanto político e gestor público, sobretudo a partir das experiências de criação da UnB e do CIEP, como um exemplo que pode ser classificada na tipologia de liderança carismática.

Referências

BALDANÇA, Mary Lucia M. Educação integral e de tempo integral: de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Curitiba: Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), 2015.

BOMENY, Helena. Darcy Ribeiro: sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

BOMENY, Helena. A escola no Brasil de Darcy Ribeiro. Brasília: Revista Em aberto, v. 22, n.80, p. 109-120, 2009.

BOMENY, Helena. Universidade de Brasília: filha da utopia da reparação. Brasília: Revista Sociedade e Estado. Vol. 31. Número Especial Comemorativo de 30 anos de fundação da Revista Sociedade e Estado - 1986-2016, 2016.

BRAGGIO, Ane. Karine. O movimento estudantil paranaense e a proposta de reforma universitária: da gênese ao golpe civil-militar. Tese de doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2017.

CAMPO, Lucas P. FERRAZ, Joana D´arc. Administração política da memória: um estudo de políticas públicas de memória sobre a ditadura empresarial-militar brasileira. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 135, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/24552. Acesso em: 14 fev. 2024.

CPDOC-FGV Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Universidade do Brasil. 2020. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropagand/a/UniversidadeBrasil. Acesso em: 07/04/22.

EMERIQUE, Raquel. Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1997.

LATTANZI, José Renato. Dragões de papel: o jornalismo impresso ante os caminhos para o golpe civil-militar (1955-1964). Tese de doutorado em História. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2013.

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1986.

RIBEIRO, Darcy, Confissões. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1997.

RIBEIRO, Darcy, (depoimento, 1978), Entrevista a Carla Costa et al. Darcy Ribeiro (depoimento, 1978), Rio de Janeiro, CPDOC, pp. 1 - 61. 2010.

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Lígia.; OLIVEIRA, Marcia Gardênia. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 2a ed. 2011.

SCHUTZ, Jenerton; JUNIOR, Edinaldo. O tipo ideal weberiano: presença e representação em obras de Zygmunt Bauman. Revista Espaço Acadêmico. n. 210. nov. 2018, pp. 140-150.

WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. in: G. Cohn (Org.). Coord. Florestan Fernandes (Grandes Cientistas Sociais, Sociologia, 13). 7 ed. São Paulo. Ed. Ática, 2008, pp. 128-141.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Fernandes dos Santos Pereira, T. (2024). DARCY RIBEIRO: UM LÍDER CARISMÁTICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cadernos Cajuína, 9(2), e249221. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.241

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares