PROCESSO INFERENCIAL EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francineide Fernandes de Araújo UFPI
  • Ailma do Nascimento Silva UESPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.244

Palavras-chave:

Leitura, Inferência, Compreensão leitora

Resumo

A geração de inferências é um processo relevante no ato deler e pode determinar o resultado da compreensão leitora, pois, compreender requer produção inferencial.Com base nesse princípio, objetiva-se investigar o processo inferencial em atividades de compreensão leitora. Esteestudodesenvolve-se à luz dos trabalhos basilares no campo da leitura,tais como: Goodman (1991,1998), Dell’Isola(2001), Marcuschi (2008), Kleiman (2016), Van Bergen, Vasalampi; Torppa,(2020), Araújo, Lacerda (2021), Beline, Carvalho (2022)dentreoutros. O objetivo desta pesquisa foi investigar no contexto educcacionalcomo ocorre a produção inferencial em atividades de compreensão leitora. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de campo de naturezaqualitativa, descritiva e interpretativista, realizada com 10 alunos em uma escola públicamunicipal deSãoJoãodaSerra (PI). A coleta de dados ocorreu por meio do registro escrito dos participantes, a partir da leitura de uma crônica. As análisespautaram-se na tipologia inferencial proposta por Marcuschi (2008).Após os dados analisados, constatou-seque os participantesproduzem inferências relacionadas à compreensão leitora, isto é, que as inferências implicam uma compreensão leitora e queamaioriadosparticipantes/leitoresrealizaouumacompreensãoeficazdostextos

Biografia do Autor

Francineide Fernandes de Araújo, UFPI

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). E-mail: [email protected]

Ailma do Nascimento Silva, UESPI

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto IV - Dedicação Exclusiva - da Universidade Estadual do Piauí. E-mail:[email protected]

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Araújo, F. F. de, & Silva, A. do N. (2024). PROCESSO INFERENCIAL EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos Cajuína, 9(2), e249220. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.244

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares