PROCESSO INFERENCIAL EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.244Palavras-chave:
Leitura, Inferência, Compreensão leitoraResumo
A geração de inferências é um processo relevante no ato deler e pode determinar o resultado da compreensão leitora, pois, compreender requer produção inferencial.Com base nesse princípio, objetiva-se investigar o processo inferencial em atividades de compreensão leitora. Esteestudodesenvolve-se à luz dos trabalhos basilares no campo da leitura,tais como: Goodman (1991,1998), Dell’Isola(2001), Marcuschi (2008), Kleiman (2016), Van Bergen, Vasalampi; Torppa,(2020), Araújo, Lacerda (2021), Beline, Carvalho (2022)dentreoutros. O objetivo desta pesquisa foi investigar no contexto educcacionalcomo ocorre a produção inferencial em atividades de compreensão leitora. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de campo de naturezaqualitativa, descritiva e interpretativista, realizada com 10 alunos em uma escola públicamunicipal deSãoJoãodaSerra (PI). A coleta de dados ocorreu por meio do registro escrito dos participantes, a partir da leitura de uma crônica. As análisespautaram-se na tipologia inferencial proposta por Marcuschi (2008).Após os dados analisados, constatou-seque os participantesproduzem inferências relacionadas à compreensão leitora, isto é, que as inferências implicam uma compreensão leitora e queamaioriadosparticipantes/leitoresrealizaouumacompreensãoeficazdostextos
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