ENSINO DE HISTÓRIA E CAMBONAGEM:
O ProfHistória como encruzilhada para uma educação pelo dendezeiro
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.25Palavras-chave:
Ensino de História, PROFHISTÓRIA, Decolonialidade, Encruzilhada, CambonagemResumo
Este artigo tem como objeto de pesquisa o Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHISTÓRIA Rede Nacional visto como enquanto uma encruzilhada, onde um campo de potencialidades de encantamentos se faz presente. As principais fontes da pesquisa são conversas com professoras egressas do programa realizadas, no primeiro semestre de 2021, fazendo uso da conversa como metodologia de pesquisa. O trabalho é desenvolvido a partir da crítica decolonial ao ensino de história, dialogando com o aporte conceitual de uma epistemologia das macumbas proposta pelos autores Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino. Conceitos como educação pelo dendezeiro, pesquisador cambono, cruzos, encantamento, garrinchamentos, culturas síncopes, além da Esse própria encruzilhada, são centrais para significar o PROFHISTÓRIA como espaço criativo de vida contra o desencante.
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