FOTOETNOGRAFANDO:

MODALIDADES DE NARRATIVAS IMAGÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.253

Resumo

Esse artigo aborda modalidades de usos de antropologia visual, que referem a quatro pesquisas bastante diversas entre si. Nosso argumento é que os quatro casos apresentam um vínculo entre si que indicam uma linhagem da fotoetnografia, trabalhos onde a imagem é tomada como central na narrativa etnográfica. Inicialmente, apresentamos um relato histórico da noção de fotoetnografia, localizando antecedentes e trazendo o contexto da própria produção do termo cunhado por Achutti. Apresentamos o processo do trabalho de Achutti que constituiu e demarcou essa estratégia metodológica e textual do uso da imagem. Depois, abordamos outros dois casos de pesquisas etnográficos, anteriores ao trabalho de Achutti, onde há um importante uso e reflexão a respeito da fotografia que ajudaram a preparar o caminho para, mais tarde, na dissertação de mestrado de Achutti, em 1996, propor a fotoetnografia como tal. Em conclusão, o caso final que aqui apresentamos, trata de um trabalho etnográfico atual, desenvolvido junto a um grupo da etnia Warao, onde a comunicação, dado o presente contexto da pandemia de Covid-19, tem se dado fundamentalmente através de imagens digitais em plataformas de redes sociais virtuais. Essa experiência nos leva a pensar em novas modalidades da fotoetnografia.

PALAVRAS-CHAVES: Antropologia Visual, Fotoetnografia, narrativas imagéticas.

Abstract: This article discusses modalities of uses of visual anthropology presenting four distinct ethnographic works. Our argument is that all four cases are linked indicating a lineage of photo- ethnography: in all of them, the image is taken as central part of their ethnographic texts. Initially, we present a historical account of the notion of photo-ethnography, locating its antecedents and bringing up the context of the making of photo-ethnography, a term coined by Achutti in 1996. We present the process of Achutti's ethnographic work that constituted this methodological and textual strategy of image use. After that, we present two other cases, prior to Achutti’s work, where there is an important use and discussion on photography that helped pave the way for, later, in Achutti's master's dissertation, in 1996, to propose the photo-ethnography as such. In conclusion, the final case presented here, is our current research among the Warao, a migrant indigenous group that, given the present-day Covid-19 pandemic context, most of the interviews, observations and communications have been taking place mainly with digital images through virtual social network platforms. This experience led us to think about new modalities of photo-ethnography.

KEYWORDS: Visual Anthropology, Photoethnography, image narratives.

Biografia do Autor

Ondina Fachel Leal, UFRGS

Ondina Fachel Leal é Doutora em Antropologia, University of California, Berkeley (1989); Professora Titular Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aposentada. E-mail: [email protected]

Augusto Leal de Britto Velho, UFRGS

Graduando em Ciências Sociais, UFRGS; Aluno Especial do Mestrado Antropologia PPGAS-UFRGS; Integrante do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT-PPGAS- UFRGS). E-mail: [email protected]; ORCID: 0000-0002-3438-2276.

Milena Weber Rodrigues, UFRGS

Milena Weber Rodrigues é Graduanda em Ciências Sociais, UFRGS; Aluna Especial do Mestrado Antropologia PPGAS-UFRGS; Integrante do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT-PPGAS- UFRGS). E-mail: [email protected]

Referências

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Imagem e fotografia: Aprendendo a olhar, (pp.431-442). In: LEAL, Ondina Fachel (org.). Corpo e Significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 1995.

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Porto Alegre: PPGAS-UFRGS, 1996.

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS e Tomo Editorial, 2004.

ACHUTTI, Luiz Eduardo R.; HASSEN, Nazareth Agra. Caderno de Campo Digital antropologia em novas mídias. Horizontes Antropológicos, n. 21, pp. 273-289, jan./jun. 2004.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1981.

BATESON, Gregory; MEAD, Margareth. The Balinese Character: a Photographic Analyses. New York: New York Academy of Sciences, 1942.

BATESON, Gregory. Uma teoria sobre a brincadeira e fantasia. In: RIBEIRO, Branca; GARCEZ, Pedro (orgs.). Sociolinguística Interacional: antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. Porto Alegre: Editora AGE, 1998.

BECKER, Howard S. Photography and sociology. Studies in Anthropology of visual communication, v.1, n.1, pp. 3-26, 1974.

BECKER, Howard S. Les photographies disent-elles la vérité? Ethnologie Française, vol. 37, no. 1, pp. 33-42, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Culto de la unidade y diferencias cultivadas. In: BOURDIEU, Pierre (org.). La Fotografia: Un Arte Intermedio. Mexico: Editorial Nueva Imagen, 1979.

CLIFFORD, James. Introduction: Partial Truths. In: J. CLIFFORD, James and MARCUS, George. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.

CLIFFORD, James. Notes on (field)notes. In: SANJEK, R. (ed) Fieldnotes: The Making of Anthropology. Itaca: Cornell University Press, 1990.

DE CERTEAU, Michel. The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of California Press, 1988.

FABIAN, Johannes. Time and Other: How Anthropology Makes Its Object. New York: Columbia University Press, 1983.

JUNGBLUT, Airton Luiz. A heterogenia do mundo on-line: algumas reflexões sobre virtualização, comunicação mediada por computador e ciberespaço. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 97-121, jan./jun. 2004.

LEAL, Ondina Fachel. A leitura social da novela das oito. Petrópolis: Vozes, 1986. LEAL, Ondina UFRGS, 1995.

LEAL, Ondina Fachel. The Gauchos: Male culture and identity in the pampas. PhD dissertation.

LEAL, Ondina Fachel. Popular taste and Erudite repertoire: The place and space of television in Brazil. Cultural Studies, Londres, v. 4, n.1, pp. 19-29, 1990.

SOUZA, Mauro W. (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.

LEAL, Ondina Fachel. Etnografia de audiência: uma discussão metodológica, (pp.113-121). In: Fachel. Corpo e significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre, Editora da Universidade, UFRGS, 1995.

LEAL, Ondina Fachel. Paisagem Etnográfica: Imagens, inscrições e memória. Iluminuras. Porto Alegre, v. 14, pp. 62-84, 2013.

LEAL, Ondina Fachel. Os Gaúchos: Cultura e Identidade no Pampa. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 7, pp. 17-47, 2019.

LEAL, Ondina Fachel. Os gaúchos: Cultura e Identidade Masculinas no Pampa. Porto Alegre, Tomo editorial, 2021

MARÉCHAL, C.; VELHO, A.; RODRIGUES, M.; BUENO, P. Transformações sociais e (re)territorialização Warao no Brasil: a trajetória de uma família frente à pandemia de Covide-19. Espaço Ameríndio. V.14, n. 2, pp. 46-87, 2020.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. Vol. 2. São Paulo: EPU, 1974.

SCHONBERG, Jeffrey; BOURGOIS, Philippe. The politics of photographic aesthetics: critically documenting the HIV epidemic among heroin injectors in Russia and the United States. International Journal of Drug Policy, 13, pp. 387-392, 2002.

TYLOR, Stephen. Post-Modern Ethnography: From the document of the occult to occult document. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (eds.) Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Leal, O. F., Velho, A. L. de B., & Rodrigues, M. W. (2024). FOTOETNOGRAFANDO: : MODALIDADES DE NARRATIVAS IMAGÉTICAS. Cadernos Cajuína, 7(1), e227115. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.253