DE ÁRVORES, PEDRAS E HOMENS:
SINGULARIDADES DA FOTOGRAFIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.254Resumo
RESUMO: Procurando entender as especificidades da fotografia nas ciências sociais e, particularmente, na antropologia visual, este texto se propõem a analisar de que maneira uma foto produzida sobre um ser humano é qualitativamente diferente da foto de uma paisagem ou de uma pedra. Para tal, situa as diferentes concepções de sujeito que estão embutidas no olhar do fotógrafo que registra paisagens naturais, paisagens humanas e paisagens culturais. Para em seguida pensar sociologicamente estas diferenças, reconstruindo o lugar do sujeito fotografado na informação imagética constituída pelo aparato fotográfico.
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia, Fotografia, Semiótica, Sujeito.
ABSTRACT: Trying to understand the specificities of photography in the social sciences and, particularly, in visual anthropology, this text aims to analyze how a photo produced about a human being is qualitatively different from the photo of a landscape or a stone. To this end, it situates the different conceptions of the subject that are embedded in the look of the photographer who records natural landscapes, human landscapes and cultural landscapes. Then it to think sociologically about these differences to reconstruct the place of the subject photographed in the image information constituted by the photographic apparatus.
KEYWORDS: Anthropology, Photography, Semiotics, Subject.
Referências
ACHUTTI, L.R. Fotoetnografia. Porto Alegre: Tomo Editorial E Palmarinca, 1997.
AUMONT, J.: A imagem. Papirus. Campinas-SP, 1993.
BARTHES, R.: A mensagem fotográfica. In. "Teoria da cultura de massa" (Org. L. Costa Lima) Saga, RJ, 1969.
BARTHES, R.: A câmara clara. Nova Fronteira. SP, 194.
BARTHES, r. Elementos de semiologia. São Paulo: Martins Fontes, s/d
BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografía. Editorial Arte y Libros, 1980.
COLLIER JR, Jonh: Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. Epu-Ed.da USP, 1983.
DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes.
DUBOIS, F. (1994) O ato fotográfico. Papirus, 1994.
ECO, Umberto.: A estrutura ausente. Perspectiva, 1971.
FABRIS, A: Fotografia. usos e funções no século xix. São Paulo: Edusp, 1998.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FRANCASTEL, Pierre e Galienne. El retrato - Cuadernos de Arte Catedra. Madri, 1992.
FREUND, Gisele. La fotografia como documento social E.d GG MassMedia, Barcelona-España, 1993.
FRIZOT, Michel A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.
GEERTZ, Clifford. a interpretação das culturas. RJ, Zahar, 1978.
GODOLPHIM, N.: "A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica." in: Horizontes Antropológicos 2: Antropologia Visual (ano 1 número 2) Org.: C. Eckert e N. GODOLPHIM. PPG- Antropologia Social - Ufrgs. Ed. Da Universidade, Porto Alegre, RS – Brasil, 1995.
GOLDBERG, Vicki. Icons IN: The power of photography - How photographs changed our lifes. Abbville press, 1998.
HAGEN, Charles. "American photographer of the Depression"/ Amérique: Les annés noires" Pantheon Books / Photo Poche. – Paris, 1985.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
KOZLOFF, Max. A subjetividade; a fotografia e suas múltiplas leituras. In: Feito na América Latina: II Coloq. Latino americano de fotografia, 1986.
KOETZLE, Hans M.: Maddona for a bitter age." (pag 28-37) IN: "Photo Icons - The story behind the pictures" Taschen, Köln, 1991.
MANGUEL, Alberto. “lendo imagens”. Ed. Schwarcz, 2003
Peirce, charles sanders. 1931-1958: collected papers. Cambridge-mass: harvard university press. 8v. org. Harsthorne, c., weiss, p., burks, 1972.
PITTS, T. “Paixão sem compromisso – Vida e obra de Edward Weston” In: _________, Edward Weston. Taschen/Icons, Köln, 2001.
PULTZ, J.: Austerity and Clarity: New photography in the United States. In Frizot, A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1983.
STEICHEN, E. Things which should be phothographed as an american backgroud IN: "American Photographer Of The Depression", Pantheon Books / Photo Poche, 1985.
TACCA, Fernando de. O feitiço abstrato. Cadernos da Pós-graduação, Instituto de Artes, Unicamp, ano 3, volume 3, nº 2; e Revista Eletrônica Studium, 1999.
WESTON, Edward. The daybooks of edward weston (2 Vol. Set), Aperture Inc: N.Y./USA, 1973
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.