DE ÁRVORES, PEDRAS E HOMENS:

SINGULARIDADES DA FOTOGRAFIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.254

Resumo

RESUMO: Procurando entender as especificidades da fotografia nas ciências sociais e, particularmente, na antropologia visual, este texto se propõem a analisar de que maneira uma foto produzida sobre um ser humano é qualitativamente diferente da foto de uma paisagem ou de uma pedra. Para tal, situa as diferentes concepções de sujeito que estão embutidas no olhar do fotógrafo que registra paisagens naturais, paisagens humanas e paisagens culturais. Para em seguida pensar sociologicamente estas diferenças, reconstruindo o lugar do sujeito fotografado na informação imagética constituída pelo aparato fotográfico.

PALAVRAS-CHAVES: Antropologia, Fotografia, Semiótica, Sujeito.

ABSTRACT: Trying to understand the specificities of photography in the social sciences and, particularly, in visual anthropology, this text aims to analyze how a photo produced about a human being is qualitatively different from the photo of a landscape or a stone. To this end, it situates the different conceptions of the subject that are embedded in the look of the photographer who records natural landscapes, human landscapes and cultural landscapes. Then it to think sociologically about these differences to reconstruct the place of the subject photographed in the image information constituted by the photographic apparatus.

KEYWORDS: Anthropology, Photography, Semiotics, Subject.

Biografia do Autor

Nuno Godolphim, UFGRS

Nuno Godolphim cursou pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFRGS) e pós-graduação em Fotografia Como Instrumento De Pesquisa Em Sociais (UCAM). Foi fundador do Núcleo de Antropologia Visual/UFRGS. Atualmente é produtor, pesquisador e roteirista de cinema e TV. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0660-0042. E-mail: [email protected]

Referências

ACHUTTI, L.R. Fotoetnografia. Porto Alegre: Tomo Editorial E Palmarinca, 1997.

AUMONT, J.: A imagem. Papirus. Campinas-SP, 1993.

BARTHES, R.: A mensagem fotográfica. In. "Teoria da cultura de massa" (Org. L. Costa Lima) Saga, RJ, 1969.

BARTHES, R.: A câmara clara. Nova Fronteira. SP, 194.

BARTHES, r. Elementos de semiologia. São Paulo: Martins Fontes, s/d

BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografía. Editorial Arte y Libros, 1980.

COLLIER JR, Jonh: Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. Epu-Ed.da USP, 1983.

DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes.

DUBOIS, F. (1994) O ato fotográfico. Papirus, 1994.

ECO, Umberto.: A estrutura ausente. Perspectiva, 1971.

FABRIS, A: Fotografia. usos e funções no século xix. São Paulo: Edusp, 1998.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FRANCASTEL, Pierre e Galienne. El retrato - Cuadernos de Arte Catedra. Madri, 1992.

FREUND, Gisele. La fotografia como documento social E.d GG MassMedia, Barcelona-España, 1993.

FRIZOT, Michel A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.

GEERTZ, Clifford. a interpretação das culturas. RJ, Zahar, 1978.

GODOLPHIM, N.: "A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica." in: Horizontes Antropológicos 2: Antropologia Visual (ano 1 número 2) Org.: C. Eckert e N. GODOLPHIM. PPG- Antropologia Social - Ufrgs. Ed. Da Universidade, Porto Alegre, RS – Brasil, 1995.

GOLDBERG, Vicki. Icons IN: The power of photography - How photographs changed our lifes. Abbville press, 1998.

HAGEN, Charles. "American photographer of the Depression"/ Amérique: Les annés noires" Pantheon Books / Photo Poche. – Paris, 1985.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001

KOZLOFF, Max. A subjetividade; a fotografia e suas múltiplas leituras. In: Feito na América Latina: II Coloq. Latino americano de fotografia, 1986.

KOETZLE, Hans M.: Maddona for a bitter age." (pag 28-37) IN: "Photo Icons - The story behind the pictures" Taschen, Köln, 1991.

MANGUEL, Alberto. “lendo imagens”. Ed. Schwarcz, 2003

Peirce, charles sanders. 1931-1958: collected papers. Cambridge-mass: harvard university press. 8v. org. Harsthorne, c., weiss, p., burks, 1972.

PITTS, T. “Paixão sem compromisso – Vida e obra de Edward Weston” In: _________, Edward Weston. Taschen/Icons, Köln, 2001.

PULTZ, J.: Austerity and Clarity: New photography in the United States. In Frizot, A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1983.

STEICHEN, E. Things which should be phothographed as an american backgroud IN: "American Photographer Of The Depression", Pantheon Books / Photo Poche, 1985.

TACCA, Fernando de. O feitiço abstrato. Cadernos da Pós-graduação, Instituto de Artes, Unicamp, ano 3, volume 3, nº 2; e Revista Eletrônica Studium, 1999.

WESTON, Edward. The daybooks of edward weston (2 Vol. Set), Aperture Inc: N.Y./USA, 1973

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Godolphim, N. (2024). DE ÁRVORES, PEDRAS E HOMENS: : SINGULARIDADES DA FOTOGRAFIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Cadernos Cajuína, 7(1), e227116. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.254