FOTOETNOGRAFIA DOS HOMENS DA LAMA: OS CARANGUEJEIROS DO DELTA DO PARNAÍBA - PI
Photoetnography of men of mud: the crab catchers of the delta do parnaíba – pi, brazil
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.258Resumo
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo reverenciar os 25 anos da fotetnografia e é dividido em duas partes. A primeira apresenta a trajetória histórica da antropologia visual no Brasil, desde as gravuras produzidas a partir das narrativas dos cronistas do século XVI ao conceito da fotoetnografia, concebido por Achutti. A segunda parte trará uma narrativa fotoetnográfica, realizada em 2013, sobre o trabalho dos que nomeamos “homens da lama”, que são os catadores de caranguejo da Ilha Grande, no Delta do Parnaíba Piauiense.
PALAVRAS-CHAVES: Fotoetnografia; Antropologia Visual, Caranguejeiros, Delta do Parnaíba.
ABSTRACT: This article aims to honor the 25 years of photetnography and is divided into two parts. The first presents the historical trajectory of visual anthropology in Brazil, from the engravings produced from the narratives of the 16th century chroniclers to the concept of photoetnography, conceived by Achutti. The second part will bring a photoethnographic narrative, carried out in 2013, about the work of those we call “men of the mud”, who are the crab scavengers of Ilha Grande, in the Delta of Parnaiba, Piaui, Brazil.
KEYWORDS: Photoetnography; Visual Anthropology, Crab catchers, Delta of Parnaiba.
Referências
ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Tomo Editorial, 2004.
ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.
BRAGA. D. Catadores de caranguejo do Delta do Parnaíba: estereótipos, lutas simbólicas e preconceitos (1960-2010). Piauí: Vozes, Pretérito e Devir, 2013.
CAIUBY NOVAES, S. A construção de imagens na pesquisa de campo em antropologia. Iluminuras, 2012, vol. 13, no. 13: 11-29.
CASTRO, J. A. de. Homens e Caranguejos. 1. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1967.
CHICANGANA-BAYONA, Y. Os Tupis e os Tapuias de Eckhout: o declínio da imagem renascentista do índio. Varia hist. [online]. 2008, vol.24, n.40, pp.591-612. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200016&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1982-4343. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752008000200016. Acessado em 04/02/2021.
DEBRET, J. B. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil Volume I. Belo horizonte: Universidade Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1989.
GAMA. F. Antropologia e Fotografia no Brasil: o início de uma história (1840-1970). GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, 2020.
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2007.
OLIVEIRA, C.M. O Brasil seiscentista nas pinturas de Albert Eckhout e Frans Janszoon Post: documento ou invenção do Novo Mundo? João Pessoa, Editora Universitária, 1999, pp. 35-41. Publicação eletrônica. Disponível em: http://www.cvc.institutocamoes.pt/eaar/coloquio/comunicacoes/carla_mary_oliveira.pdf - acessado em 17/04/2021.
SCHWARCZ, L. M.; VAREJÃO, A. Pérola Imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2014.
THEVET, A. Singularidades da França Antarctica, a que outros chama de América. Edição ilustrada. São Paulo: Nacional, 1944.
VALLADARES, C. do P. Albert Eckhout. Pintor de Maurício de Nassau no Brasil 1637-1644. Rio de Janeiro/ Recife: Livroarte, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.