A REVISTA FOTOCRONOGRAFIAS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE PERIÓDICOS DIGITAIS PARA PUBLICAÇÃO DE FOTOETNOGRAFIAS

The fotocronografias journal and the challenges of building digital journals for the publication of photoetnographies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.259

Resumo

Resumo: Esse artigo aborda as especificidades da construção de periódicos científicos digitais para publicação de fotoetnografias no Brasil. Parte-se da compreensão de que, nas últimas duas décadas, as revistas acadêmicas online foram desenvolvidas principalmente para publicação de artigos científicos escritos, havendo uma lacuna de pesquisa no que se refere às produções universitárias que são feitas com outras mídias - como a fotografia. Assim sendo, esse artigo contribui para suprir essa lacuna com um relato sobre a fundação e desenvolvimento da revista Fotocronografias pelo Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/UFRGS), um periódico que possui cinco anos de existência e que tem como foco a publicação seriada de fotoetnografias em dossiês temáticos. Entendendo que houve (e ainda há) muitos desafios comunicacionais e informacionais para criação e manutenção de um periódico como esse, criou-se esse relato a fim de demonstrar quais foram os problemas enfrentados e quais ainda são debatidos pela Comissão Editorial responsável. A metodologia para a produção deste artigo foi a Etnografia da Duração, visto que este relato não é uma redação que contém fatos objetivos narrados de forma imparcial, mas sim múltiplas memórias narradas pelo autor deste artigo.

Palavras-chave: Periódico Científico; Revista Acadêmica; Antropologia Visual; Etnografia da Duração.

Abstract: This article addresses the details of the construction of digital scientific journals for publishing photoethnographies in Brazil. It starts with the understanding that, in the last two decades, online academic journals were developed mainly for the publication of written scientific articles, which leads to the existence of a research gap with regard to university productions that are made with other types of media - such as photography. Therefore, this article contributes to fill this gap with a report about the foundation and the development of the journal “Fotocronografias” by the Image Bank and Visual Effects (BIEV / UFRGS), a periodical that has five years of existence and that focuses on serial publication of photoethnographies in thematic dossiers. Understanding that there were (and still are) many communicational and informational challenges for the creation and maintenance of a journal like this, this report was created in order to demonstrate what were the problems faced and which are still debated by the responsible Editorial Commission. The methodology for producing this article was Ethnography of Duration, since this report is not a writing that contains objective facts impartially narrated, but rather it has multiple memories narrated by the author of this article.

Keywords: Scientific Journal; Academic Journal; Visual Anthropology; Ethnography of Duration.

Biografia do Autor

Matheus Cervo, UFRGS

Cientista Social formado com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atual mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da mesma universidade. Atua como membro do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. É membro da Comissão Editorial da revista Fotocronografias e é co-criador do repositório digital de Antropologia Urbana do grupo BIEV. E- mail: [email protected]

Referências

ACHUTTI, L.; HASSEN, M. Caderno de campo digital: antropologia em novas mídias. Horizontes antropológicos, v. 10, n. 21, 2004, pp. 273-289. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832004000100012&script=sci_arttext&tlng=pt, acesso em 23/05/2021.

DOMINGUES, B.; ERICK, I.; CERVO, M. Imagem, diversidade sexual e de gênero, decolonialidade: olhares “de fora do eixo”. Revista Fotocronografias, v. 07, n. 15, 2017. https://medium.com/fotocronografias/vol-07-num-15-2021-5a178ceb9f44, acesso em 19/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. “Nunca en anexo!” Pesquisa, ensino e escrita con imagens em Antropología Audiovisual. Revista Trama, n. 11, 2020, pp. 10-32. http://www.auas.org.uy/trama/index.php/Trama/article/view/196, acesso em 19/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. A memória afetiva de lugares e pessoas, quando as imagens testemunham. Revista Fotocronografias, v. 02, n. 04, 2017. https://medium.com/fotocronografias/v-02-n-04-2017-a-mem%C3%B3ria-afetiva-de-lugares-e-pessoas-quando-as-imagens-testemunham-910c148984b, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. 1. ed. Brasília: ABA, 2015. v. 1. 196p. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Antropologia da Imagem no Brasil: experiências fundacionais para a construção de uma comunidade interpretativa. Revista Iluminuras, v. 17, n. 41, 2016, pp. 277-297. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143517/000994561.pdf?sequence=1, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Cartas aos narradores urbanos: Etnografia de rua na Porto Alegre das intervenções artísticas. Revista Fotocronografias, v. 02, n. 03, 2017. https://medium.com/fotocronografias/v-02-n-03-2017-cartas-aos-narradores-urbanos-etnografia-de-rua-na-porto-alegre-das-97185561d64e, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografia da Duração: antropologias das memórias coletivas nas coleções etnográficas. Porto Alegre: Marcavisual, 2013. v. 1. 256p. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em: 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografia de rua: Estudos de Antropologia Urbana. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS e Editora Deriva, 2013. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografias compartilhadas: narrativas visuais e sonoras do viver urbano em Porto Alegre. Revista Fotocronografias, v. 01, n. 01, 2016. https://medium.com/fotocronografias/edi%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-01-etnografias-compartilhadas-c182f46b8225, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Itinerância da Expografia — Na Porto Alegre da Copa, os ritmos de construção destrutiva ou destruição construtiva: oficina de etnografia audiovisual no Navisual, 2013 e 2014. Revista Fotocronografias, v. 01, n. 02, 2016. https://medium.com/fotocronografias/v-01-n-02-2016-itiner%C3%A2ncia-da-expografia-na-porto-alegre-da-copa-os-ritmos-de-constru%C3%A7%C3%A3o-b313d46ecfe9, acesso em 23/05/2021).

IBICT. Histórico do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2012. http://sitehistorico.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer/historico, acesso em 13/05/2021.

JUNIOR, J.; NEVES, Y. A arte que mora na cidade: intervenções artísticas urbanas. Revista Fotocronografias, v. 03, n. 05, 2018. https://medium.com/fotocronografias/v-03-n-05-2018-a-arte-que-mora-na-cidade-interven%C3%A7%C3%B5es-art%C3%ADsticas-urbanas-bde473181254, acesso em 23/05/2021.

NETTO, F.; CARDOSO, D.; SANTOS; P. Imagens de Campos - Apresentação fotoetnográfica dos jogos de identidade quilombola do Marajó. Revista Fotocronografias, v. 07, n. 15, 2021. https://medium.com/fotocronografias/imagens-de-campo-apresenta%C3%A7%C3%A3o-fotoetnogr%C3%A1fica-dos-jogos-de-identidade-quilombola-do-maraj%C3%B3-7bbdf0cdfcfc, acesso em 23/05/2021.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Cervo, M. (2024). A REVISTA FOTOCRONOGRAFIAS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE PERIÓDICOS DIGITAIS PARA PUBLICAÇÃO DE FOTOETNOGRAFIAS: The fotocronografias journal and the challenges of building digital journals for the publication of photoetnographies. Cadernos Cajuína, 7(1), e227121. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.259