Contribuições da Teoria Decolonial para a Educação no Campo em Interface com as Relações Étnico-Raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.267

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação no campo, Relações Étnico-raciais

Resumo

Este artigo é um recorte de uma seção teórica de uma pesquisa de mestrado finalizada em 2022, que investigou a eficácia da inclusão das relações étnico-raciais no currículo da Escola Margarida Maria Alves, situada na zona rural de Amargosa-Bahia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos do grupo Modernidade/Colonialidade latino-americana e nas epistemologias do Sul propostas por Boaventura de Sousa Santos. Os resultados indicam a importância de incorporar a cultura dos povos camponeses no currículo das escolas rurais. Apesar da consciência das diversas realidades enfrentadas pelos camponeses, observa-se uma notável lacuna na abordagem das relações étnico-raciais nos projetos político-pedagógicos das escolas localizadas em áreas rurais. Isso sugere que, mesmo estando em ambientes rurais, essas escolas seguem predominantemente um modelo curricular urbano. A prevalência de um currículo monocultural para a população camponesa é uma questão proeminente nesse contexto.

Biografia do Autor

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E- mail: [email protected]

Rafael Casaes de Brito, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutorando em Ensino com ênfase em ensino de ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB), Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (2022) pelo Programa de Pós Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE) a nível de Mestrado Acadêmico com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade.

Benedito Goncalves Eugenio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023).

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

Nery Leal, C., Casaes de Brito, R., & Goncalves Eugenio, B. (2024). Contribuições da Teoria Decolonial para a Educação no Campo em Interface com as Relações Étnico-Raciais. Cadernos Cajuína, 9(3), e249305. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.267

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares