Contribuições da Teoria Decolonial para a Educação no Campo em Interface com as Relações Étnico-Raciais
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.267Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação no campo, Relações Étnico-raciaisResumo
Este artigo é um recorte de uma seção teórica de uma pesquisa de mestrado finalizada em 2022, que investigou a eficácia da inclusão das relações étnico-raciais no currículo da Escola Margarida Maria Alves, situada na zona rural de Amargosa-Bahia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos do grupo Modernidade/Colonialidade latino-americana e nas epistemologias do Sul propostas por Boaventura de Sousa Santos. Os resultados indicam a importância de incorporar a cultura dos povos camponeses no currículo das escolas rurais. Apesar da consciência das diversas realidades enfrentadas pelos camponeses, observa-se uma notável lacuna na abordagem das relações étnico-raciais nos projetos político-pedagógicos das escolas localizadas em áreas rurais. Isso sugere que, mesmo estando em ambientes rurais, essas escolas seguem predominantemente um modelo curricular urbano. A prevalência de um currículo monocultural para a população camponesa é uma questão proeminente nesse contexto.
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