A LITERATURA INFANTIL E A LEITURA DO MUNDO NAS PONTAS DOS DEDOS
CHILDREN'S LITERATURE AND READING THE WORLD AT THE FINGER POINTS
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.272Resumo
RESUMO: Este artigo resultou de uma pesquisa de Mestrado que investigou modos de promover acessibilidade, às imagens da Literatura Infantil, para crianças com deficiência visual. Portanto, trataremos adiante das questões teóricas, levantadas na referida pesquisa, sobre a importância da literatura infantil na formação humana, apresentando conteúdos para que professores e professoras possam compreender como essa literatura deveria ser apresentada para que crianças cegas e com baixa visão possam ler com autonomia, através das pontas de seus dedos. Em síntese, trata-se de uma exposição teórica fundamentada em dados empíricos, realizados por uma pesquisa- intervenção, que procurou promover reflexões com professores e professoras sobre a importância de se produzir artesanalmente, a acessibilidade necessária e adequada à literatura, para ao público infantil com deficiência visual.
Palavras-Chave: Literatura Infantil. Formação Humana. Acessibilidade. Crianças. Deficiência Visual.
ABSTRACT: This article resulted from a Master's research that investigated ways to promote accessibility, to images from Children's Literature, for children with visual impairments. Therefore, we will expose theoretical questions raised in the referred research, about the importance of children's literature in human formation, presenting contents for teachers can understand how this literature should be presented for blind and low vision children can read independently, through your fingertips. In summary, this is a theoretical exposition based on empirical data with the aim was make teachers aware of the importance of producing, artfully, the necessary and adequate accessibility to literature, for children with visual impairments.
Keywords: Children's Literature. Human formation. Accessibility. Kids. Visual impairment.
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