A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DA FACH/UFMS A RESPEITO DOS DESAFIOS DO HOME OFFICE

The perception of FACH/UFMS servers with respect to the challenges of home office

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.273

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa objetivou compreender como a adoção do trabalho remoto foi percebida pelos servidores da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em função do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Para alcançar tal objetivo, delineou-se trabalhar com os princípios inerentes a uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório e descritivo, bem como abdutivo, por considerar as abordagens quantitativa e qualitativa ao longo de sua realização. Os dados foram coletados no Sistema Eletrônico de Informações – SEI no período de um ano de trabalho remoto (20/03/2020 a 19/03/21) e comparados com o mesmo período do ano anterior. Além disso, outros dados foram coletados via questionários, aplicados junto a 21 profissionais de diferentes funções da referida Faculdade. A análise deles contemplou as técnicas de Bardin (2016) para o exame do conteúdo existente. Apesar de não ter havido unanimidade de percepções, observou-se que a maioria do grupo de servidores se adaptou melhor ao home office, percebendo melhora na qualidade de vida e segurança, enquanto outro grupo se mostrou avesso, vendo essa alternativa como exaustiva e sem qualidade. Palavras-chave: Trabalho remoto. Home office. Isolamento social. Adaptabilidade.

ABSTRACT: This research aimed to understand how the adoption of remote work, due to the social isolation imposed by the pandemic of Covid-19, was perceived by the employees of the Faculty of Human Sciences of the Federal University of Mato Grosso do Sul To achieve this goal, data from the Electronic Information System - SEI were collected over a period of one year of remote work (03/20/2020 to 03/19/21) and compared with the same period of the previous year. In addition, data from 21 professionals of different functions of the Faculty were collected via questionnaire, which were analyzed with the data collected in the SEI system and through the literature on the subject. Although there was no unanimity of perceptions, it was noticed that most of the group of employees adapted better to the home office, perceiving an improvement in the quality of life and security, while another group showed itself to be averse, seeing such alternative as exhausting and with no positive qualities.

Keywords: Remote work. Home office. Social isolation. Adaptability.

Biografia do Autor

Oséias Freitas de Oliveira Junior

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU/UFSC. E-mail: [email protected]

Marcos B. L. Dalmau, UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração - CAD/UFSC. E-mail: [email protected] 

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, UFSC

rofessora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU/UFSC. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Oliveira Junior, O. F. de, Dalmau, M. B. L., & Tosta, K. C. B. T. (2024). A PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DA FACH/UFMS A RESPEITO DOS DESAFIOS DO HOME OFFICE: The perception of FACH/UFMS servers with respect to the challenges of home office. Cadernos Cajuína, 7(1), e227104. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.273