A (RE)NOVA(DA) PEDAGOGIA DO CAPITAL – INSTITUTO UNIBANCO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

THE (RE)NEW(ED) PEDAGOGY OF CAPITAL – UNIBANCO INSTITUTE AND THE EDUCATION ENTERPRISE

Autores

  • Iael de Souza UFPI
  • Evaldo Piolli UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.276

Resumo

Resumo: A subordinação e dependência brasileira em relação às potências imperialistas, principalmente à norte- americana, evidencia-se, dentre outros fatores, pelas adaptações ou mesmo transplantações de suas experiências para o território brasileiro. O empresariamento da educação “pública”-estatal é parte desse processo, respondendo às novas exigências das contradições da produção capitalista e do mundo do trabalho, onde as personas do capital passam a influenciar, diretamente, as políticas “públicas” educacionais visando atender às novas necessidades da reprodução capitalista. Objetiva-se, aqui, desnudar e denunciar o que está por detrás das aparentes “boas intenções” do empresariado brasileiro, em compasso uníssono com a classe capitalista e proprietária internacional, a partir do exemplo do Instituto Unibanco.

Palavras-chave: empresariamento; educação; Instituto Unibanco.

Abstratct: Brazilian subordination and dependence in relation to the imperialist powers, mainly the North American, is evidenced, among other factors, by the adaptations or even transplants of their experiences to the Brazilian territory. Entrepreneurship in “public” state education is part of this process, responding to the new requirements of the contradictions of capitalist production and the world of work, where the personas of capital start to directly influence educational “public” policies in order to meet the new capitalist reproduction needs. The objective here is to expose and denounce what is behind the apparent “good intentions” of the Brazilian business community, in step with the capitalist class and the international owner, based on the example of Instituto Unibanco.

Keywords: entrepreneurship; education; Instituto Unibanco.

Biografia do Autor

Iael de Souza, UFPI

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Teresina. Lotada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, CCE-UFPI/Teresina; colaboradora do curso de Ciências Econômicas do CCHL-UFPI/Teresina; pesquisadora do NESPEM (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Emancipação Humana), CCE-UFPI, Teresina; Pesquisadora do NETSS (Núcleo de Estudo em Trabalho, Saúde e Subjetividade), UNICAMP/SP. E-mail: [email protected]

Evaldo Piolli, UNICAMP

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor efetivo do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE) e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Souza, I. de, & Piolli, E. (2024). A (RE)NOVA(DA) PEDAGOGIA DO CAPITAL – INSTITUTO UNIBANCO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: THE (RE)NEW(ED) PEDAGOGY OF CAPITAL – UNIBANCO INSTITUTE AND THE EDUCATION ENTERPRISE. Cadernos Cajuína, 7(1), e227112. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.276