PRÁTICA EDUCATIVA E EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO: reflexões introdutórias
EDUCATIONAL PRACTICE AND EPISTEMOLOGY OF EDUCATION: introductory reflections
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.278Resumo
RESUMO: Este estudo é parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC/FAPEPI), cujo propósito é despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, estimulando pesquisadores vinculados à instituições de ensino e pesquisa do estado do Piauí a promoverem o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. A pesquisa em desenvolvimento, objetiva analisar a epistemologia da escola pública na contemporaneidade, com ênfase na caracterização da prática educativa de professores que trabalham nos anos finais do Ensino Fundamental. Com vistas o alcance desse propósito, realizou- se uma análise do tema epistemologia e educação, situando do ponto de vista histórico, social, cultural e ideológico, os conceitos que embasam e relacionam essas duas categorias. Desenvolveu- se a investigação por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do método bibliográfico, à luz de leituras, como: Farias et al. (2011), Freire (2013; 2014), Libâneo (1994; 2006 [1985]), Luckesi (2001), Sacristán (1999), Saviani (1991; 2012 [1983]; 2013), Veiga (1992), entre outros. Os resultados apontam para a necessidade de ampliar os estudos sobre epistemologia da prática educativa escolar, a fim de evidenciar permanências e rupturas oriundas das diferentes perspectivas teóricas que fundamentam as práticas desenvolvidas, ampliando reflexões sobre a temática, bem como, elencando apontamentos para avançar na concretização de uma escola pública, laica e de qualidade para todos e todas.
Palavras-chave: Prática Educativa. Epistemologia da Educação. Escola Pública. Formação de Professores. Docência.
ABSTRACT: This study is part of a research developed under the Scientific Initiation Scholarship Program (PBIC/FAPEPI), whose purpose is to awaken scientific vocation and encourage new potential talents among undergraduate students, encouraging researchers linked to educational and research institutions in the state of Piauí to promote access for undergraduate students to scientific
research processes, technological development and innovation. The research in development aims to analyze the epistemology of the public school in contemporaneity, with emphasis on the characterization of the educational practice of teachers working in the final years of elementary school. In order to achieve this purpose, an analysis of the theme epistemology and education was performed, situating from the historical, social, cultural and ideological point of view the concepts that support and relate these two categories. The research was developed through qualitative research, through the bibliographic method, in the light of readings, such as: Farias et al. (2011), Freire (2013; 2014), Libâneo (1994; 2006 [1985]), Luckesi (2001), Sacristán (1999), Saviani (1991; 2012 [1983]; 2013), Veiga (1992), among others. The results point to the need to expand studies on epistemology of school educational practice, in order to evidence permanence and rupture stemming from the different theoretical perspectives that underlie the practices developed, expanding reflections on the theme, as well as, by displaying notes to advance in the realization of a public, secular and quality school for all and all.
Keywords: Educational Practice. Epistemology of Education. Public school. Teacher Training. Teaching.
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