APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PREENCHIMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA SUCUPIRA

Collaborative learning mediated by digital technologies for completing data on the Sucupira Platform

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.282

Resumo

RESUMO

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com usuários da Plataforma Sucupira através de aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais na educação - WhatsApp e Google Drive. Por meio de interação e interatividade os participantes puderam trabalhar a aprendizagem de conteúdos relacionados à coleta e ao preenchimento de dados da Plataforma Sucupira. O estudo ocorreu por meio de pesquisa qualitativa com assuntos estruturados através de categorias da plataforma com observação participante. Como resultado, objetivou-se melhorar o preenchimento da Plataforma Sucupira, colaborando assim para a promoção de uma discussão qualificada sobre as possíveis melhorarias no preenchimento do sistema, para que desta forma outros usuários pudessem compreender as melhorias que podem ser realizadas no preenchimento da Plataforma em seus Programas de Pós-Graduação. Palavras-chaves: Aprendizagem colaborativa; Plataforma Sucupira; tecnologias digitais na educação.

ABSTRACT

This article presents the result of a research carried out with Sucupira Platform users through collaborative learning mediated by digital technologies in education - WhatsApp and Google Drive. Through interaction and interactivity, participants were able to work on learning content related to the collection and filling of data on the Sucupira Platform. The study took place through qualitative research with structured subjects through platform categories with participant observation. As a result, the objective was to improve the completion of the Sucupira Platform, thus collaborating to promote a qualified discussion about possible improvements in filling the system, so that other users could understand the improvements that can be made in completing the Sucupira Platform in their Graduate Programs.

Keywords: collaborative learning; Sucupira Platform; digital technologies in education.

Biografia do Autor

Flávia Umbelino Nemer

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca. Técnica em Assuntos

Educacionais da UFF. E-mail: [email protected]

Alessandro Jatobá

Doutor em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ. Analista de Gestão em Saúde no Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Professor no Centro Universitário Carioca. E-mail: [email protected]

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ. Professor do PPGI/UFRJ; PPGIEN e do Centro Universitário Carioca. Membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. E-mail: [email protected]

Referências

ALENCAR, Gersica et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 787, out. 2015.ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://www.br- ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6117/4285>. Acesso em: 07 abr. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.787.

CAPES, Análise das fichas de avaliação de cursos. (2020). Disponível em http://www.uab.capes.gov.br/36-noticias/10269-analise-das-fichas-de-

avaliacao-de-cursos Acesso em 27 abr 2021.

CAPES. Avaliação Quadrienal 2017 – 2020. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt- br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em 02 mar 2021.

CAPES. Informativo no 1 sobre o processo avaliativo capes – Ciclo 2017-2020. Disponível em <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de- conteudo/documentos/avaliacao/copy_of_ORIENTAES_PROCESSO_AVALIATIVO_IN FORMATIVO_1.pdf>Acesso em 15out 2020.

CAPES. Módulo Coleta de dados. Publicado: Quarta, 02 Abril 2014 18:41, Última Atualização: Sexta, 10 Abril 2015 15:58. Disponível em <https://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira/modulo-coleta-de-dados> Acessoem 16 abr 2020.

CAPES. Portaria Capes no 81/2016. Disponível em <http://cad.capes.gov.br/ato- administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=327#anchor>

Acesso em 15 jul 2020.

CAPES FAQ- DAV Prorrogado prazo para complementação dos formulários de produção intelectual na Plataforma Sucupira. Disponível em: https://www .capes.gov .br/images/novo_portal/documentos/DA V/sucupira/02062020_SUC UPI RA_FAQ.pdf. Acesso em: 27 agos. 2020.

CAPES. Sobre a quadrienal. Hotsite para divulgação de informações referentes à Avaliação Quadrienal 2017. Disponível em <http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/a- avaliacao> Acesso em 16 abr 2020.

CASTRO, A.; MENEZES, C. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: Sistemas Colaborativos. Ed. Unirio. RJ. 2011. Disponível em sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap9- aprendizagem.pdf Acesso 06 abr 2020.

GALLON, Mônica da Silva; RICHTER, Luciana. Whatsapp como possibilidade de ferramenta na aprendizagem colaborativa. IN: Congresso Nacional

Universidade, EAD e Software Livre. Anais do UEADSL 2016.2, v. 1, n. 7 (2016). Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/11500>. Acesso 06 abr 2020.

GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese de doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2007. Disponível em

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252052/1/Gama_RenataPrenstteter _D. pdf Acesso em: 15 jun 2021.

MORAES, D.A.F. de; SANTOS, A. R. de J; OLIVEIRA, D. E. M. B. de. Aprendizagem Colaborativa na Educação Superior: desvelando possibilidades com o uso da ferramenta Google Drive. Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 - número 10 – Julho 2014 Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art2-ano6-vol10- julho2014.pdf. Acesso em: 22 mar 2021.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de. Aprendizagem colaborativa móvel: superando os obstáculos e abraçando as oportunidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov.

, Fortaleza (CE). Anais. Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1013-1021. Disponível em:

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44121/1/2018_eve_kasncimento.pdf. Acesso em: 06 abr 2020.

ROCHA, JULCIANE. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios na educação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora. Penso editora, Porto Alegre, 2018.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A PÓS- GRADUAÇÃO, 2018, CAPES, Brasília. PACHECO, Roberto Carlos dos Santos. Sistemas de

Informações para a Pós-Graduação. Desafios da Ciência Digital e o Papel dos Sistemas de informação da Pós-Graduação, 23 de maio de 2018. Disponível em: DesafiosCienciaDigitalSIPPG-RobertoPacheco-2.pd. Acesso em: 24 mar. 2020.

SILVA, Renata Aline Borges; GUEDES, Ivan Claudio. Tecnologias digitais favorecendo a aprendizagem colaborativa no ambiente corporativo. Revista Acadêmica Faculdade Progresso V. 5, N.2, 2019. Disponível em: http://revista.progressoead.com.br/index.php/academico/article/view/125/104. Acesso em: 23 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

Nemer, F. U., Jatobá, A., & Carvalho, P. V. R. de. (2024). APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PREENCHIMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA SUCUPIRA: Collaborative learning mediated by digital technologies for completing data on the Sucupira Platform. Cadernos Cajuína, 7(1), e227126. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i1.282