Una escucha al cuerpo en el jardín maternal
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.29Palavras-chave:
Disponibilidade do corpo, Interacções corporais, Desenvolvimento precoceResumo
Este artigo aborda a questão dos corpos no jardim-de-infância, com base na investigação realizada para obter um mestrado em Educação da Primeira Infância. Procura analizar as interacções corporais no jardim de infância e o lugar das corporealidades na formação de professores. A escuta a que este texto se refere não é apenas uma escuta dos ouvidos, mas acrescenta a perspectiva da escuta como uma acção que implica uma atenção dirigida aos outros; uma atenção que envolve o corpo, os sentidos, as emoções e a intencionalidade. Tem em conta a voz dos professores, as concepções sobre corporeidades, a disponibilidade do corpo docente e a disponibilidade das instituições educativas.
Referências
Bourdieu, P. (1991) [1980] El sentido práctico. Madrid: Taurus.
Calmels, D. (2007) Juegos de crianza; el juego corporal en los primeros años de vida. Buenos Aires: Biblos.
Calmels, D. (2014) El cuerpo cuenta. La presencia del cuerpo en las versificaciones, narrativas y lecturas de crianza. Buenos Aires: Homo Sapiens.
Davini, M.C. (2000). La formación en la práctica docente. Presidencia de la Nación. Ministerio de Educación. Voces de la educación. Argentina: Paidós.
Edelstein, G. (2002) Prácticas y residencias. Memorias, experiencias, horizontes en Primeras Jornadas Nacionales de Prácticas y Residencias en la Formación Docente. Universidad Nacional de Córdoba.
Gómez, R. (2007). Aportes para una didáctica de la disponibilidad corporal. Buenos Aires: Novedades educativas. Educación física. La educación en los primeros años. número 13.
Lapierre, P; Aucouturier, B (1985) Simbología del movimiento. Barcelona: Editorial Científico Médica.
Milstein, D., y Mendes, H. (1999). La escuela en el cuerpo. Estudios sobre el orden escolar y la construcción social de los alumnos en escuelas Primarias. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Pikler, E. (1984), Moverse en libertad. Madrid: Ediciones Nancea.
Porstein, A.M. (2009) Cuerpo juego y movimiento en el nivel inicial. Argentina: Homo sapiens.
Tabak, G. (2017). Explorar el cuerpo en el jardín maternal. Buenos Aires: Novedades educativas.
Valsagna, A. (2009). La formación corporal del psicomotricista en Revista Iberoamericana de psicomotricidad y técnicas corporales Nº33. 85-94.
Violante, R, Soto, C. (2011). Didáctica de la educación inicial: Los pilares. Conferencia desarrollada en Encuentros Nacionales sobre Políticas de la Enseñanza. MC y E. Foro para la educación inicial. Encuentro regional del sur.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Cajuína
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.