Panorama Conceitual da Cultura Escolar no Campo Educacional Brasileiro: Revisão Bibliográfica e Possibilidades de Pequisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.292

Palavras-chave:

Cultura escolar Escola Pesquisa educacional

Resumo

Este artigo discute o conceito de cultura escolar e as possibilidades   de pesquisa a partir desta perspectiva analítica. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre alguns trabalhos pioneiros referentes a temática como de Dominique Julia, André Chervel, António Viñao Frago e Jean Claude Forquin, destacando os pontos em comum entre esses autores na definição do conceito. A leitura de tais autores nos permitiu traçar os pontos em comum entre eles e vislumbrar possibilidades para pensar a  pesquisa das instituições escolares brasileiras tendo como perspectiva de análise a cultura escolar, a qual reconhece a complexidade das práticas sociais e dos diferentes sentidos da escola para os distintos grupos sociais que  historicamente a compõem.

Biografia do Autor

Ademilson Batista Paes, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em História e Pedagogia, Mestre em Educação (Universidade Católica Dom Bosco - UCDB), Doutor em Educação Escolar (linha Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre Escola e Cultura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - FCL), campus de Araraquara (SP). Docente Adjunto (DE) dos cursos de Pedagogia, Mestrado em Educação (PGEDU - Paranaíba) e Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC - Campo Grande) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Desenvolve estudos e pesquisas nos campos da história e da história da educação brasileira. É líder do GEPHEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - CNPq - 2005) e do GEPHIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Diversidade - CNPq - 2014)

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

Batista Gonzales Tapper, K. A., & Batista Paes, A. (2024). Panorama Conceitual da Cultura Escolar no Campo Educacional Brasileiro: Revisão Bibliográfica e Possibilidades de Pequisa. Cadernos Cajuína, 9(3), e249324. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.292

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares