Além do Espectro: Educação para a alteridade na inclusão do autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.298

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão., alteridade, Educação, Antropização

Resumo

O presente artigo aborda a interseção entre autismo e alteridade, destacando a importância de reconhecer e respeitar as diferenças individuais para promover a inclusão efetiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista na sociedade, contribuindo para superação de preconceitos e estigmas relacionados ao autismo. Os dados foram obtidos a partir de orientações de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em curso de mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia junto a Universidade Federal do Pará. Para tanto, foram consideradas tanto as contribuições teóricas sobre alteridade quanto as evidências empíricas provenientes de um survey, tendo como amostra vinte e dois trabalhos selecionados, a partir do ano de 1990. Inicialmente, discutiu-se sobre as características do autismo que podem levar ao isolamento e dificultar a interação social, bem como, a capacidade do estabelecimento de conexões significativas com outros de maneira singular.  Em seguida se explorou o papel crucial do ambiente familiar e escolar na promoção da Educação para alteridade e na garantia dos direitos das crianças com autismo, enfatizando a criação de espaços de convivência pacífica e respeitosa, reconhecendo a singularidade de cada indivíduo como parte essencial de uma sociedade inclusiva e equitativa. Após essas discussões, descrevemos excertos sobre a interlocução entre alteridade, direitos das crianças com autismo e princípios familiares destacando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e holística para enfrentar os desafios do autismo, visando melhorar a qualidade de vida e promover uma convivência mais harmoniosa e solidárias.

Biografia do Autor

Carlos Rocha, Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA)/UFPA/CCAST e SEDUC-Pa

Doutor em Educação Científica e Matemáticas. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudo Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal (UFPA/CCAST) e professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). E-mail: [email protected] 

Maria Eduarda Matos Diomedes, UFPA

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva. Especialista e Pesquisa e Educação. Mestranda em Estudos Antrópicos na Amazônia pelo Programa em Estudo Antrópicos na Amazônia. Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal (UFPA/CCAST). E-mail: [email protected]    

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Rocha, C., & Diomedes, M. E. M. (2024). Além do Espectro: Educação para a alteridade na inclusão do autismo. Cadernos Cajuína, 9(3), e249332. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.298

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares