Saúde: Quais são as percepções e interesses de estudantes da Educação Básica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.299

Palavras-chave:

Saúde, Estudantes, Educação Básica

Resumo

A saúde é um tema latente e constantemente presente nos espaços escolares. O presente estudo objetivou analisar as percepções e os interesses dos estudantes sobre a temática em questão. O mesmo ocorreu em uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. Com delineamento descritivo, utilizou-se como recurso metodológico um questionário semiestruturado submetido posteriormente à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes percebem a saúde associada ao bem-estar, e para 100% dos estudantes é importante a discussão da temática saúde no contexto escolar. Constatou-se que 54,3% dos estudantes referiram nunca ter participado de atividades relacionadas à saúde na escola. Entretanto, quando desenvolvidas, as ações mais frequentes foram palestras. A área do conhecimento Ciências (63,9%) destacou-se por abordar questões ligadas à saúde, seguida por Ensino Religioso (39,8%) e Educação Física (34,9%). Dentre os temas de interesse apontados pelos dos estudantes, destacaram-se: saúde mental (71,1%) e alimentação (68,7%). As percepções dos estudantes sobre a saúde e seus interesses demostram a necessidade de haver parcerias entre os profissionais da educação e da saúde, visando a sistematização e a implementação de formações, ações e projetos que objetivem a promoção da saúde.

Biografia do Autor

Joelio Dias Perdomo Junior, UFSM

Graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Especialização em Gestão em Orientação e Supervisão escolar (FAEL); Mestrado em Educação em Ciências (UFSM). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando na linha de pesquisa - Processos de ensino e aprendizagem em ambientes formais e não formais. Membro do Grupo de Estudo em nutrição, saúde e qualidade de vida (GENSQ/UFSM) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Atua como professor da educação básica no município de Santa Maria/RS. E-mail: [email protected]

Karla Mendonça Menezes, SESC-SC

Licenciada e Bacharel em Educação Física, Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, Mestra em Educação Física e Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão em Saúde pela UNIPAMPA. MBA em Gestão de Pessoas e Recusos Humanos (FOCUS/PR). Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e atua como gestora das atividades de saúde, assistência e recreação no SESC-SC. Tem experiência na área de educação em saúde, promoção da saúde, projetos de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, formação de professores, gestão de pessoas, exercício físico para populações especiais, avaliação e prescrição de exercícios físicos. E-mail: [email protected]

Félix Alexandre Antunes Soares, UFSM

Eu sou graduado em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), tenho mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eu realizei pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Eu sou membro ordinário da SBBq como e membro da International Neurotoxicology Association e fui Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período (2016-2020). Fui bolsista PVE/CAPES no ano 2018/2019 junto ao Albert Einstein College of Medicine (NYC) atuando como cientista visitante. Atualmente sou professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria e venho trabalhando na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes., também temos projetos de pesquisa na área de educação em ciências em temas relativos a melhoria do ensino de ciências no ensino básico. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Perdomo Junior, J. D., Menezes, K. . M., & Soares, F. A. A. (2024). Saúde: Quais são as percepções e interesses de estudantes da Educação Básica?. Cadernos Cajuína, 9(3), e249311. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.299

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares