Ensino de Língua Inglesa para Alunos com Deficiência Intelectual: Um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.301

Palavras-chave:

pesquisa bibliográfica, educação inclusiva, ensino da língua inglesa, deficiência intelectual, formação docente

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral investigar como tem ocorrido o ensino de língua inglesa para crianças com deficiência intelectual. Especificamente, a investigação visou: 1) identificar os desafios no ensino de língua inglesa a alunos com deficiência intelectual; 2) conhecer as dificuldades dos professores ao atuar no ensino dessas crianças dentro da sala de aula e durante sua própria formação, e 3) reconhecer como o tema do ensino de línguas para crianças com deficiência tem sido abordado nos cursos de licenciatura em Letras. A metodologia se fundamentou em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os bancos de pesquisa consultados foram: banco de dados do Portal de Periódicos da Capes, Google Acadêmico e Scielo.Em consonância com a teoria histórico-cultural, as análises, de cunho explicativo, indicaram que são muitos os desafios para ensinar a língua inglesa para alunos com deficiência, tais como, a busca pelas estratégias e recursos para promover uma aprendizagem que seja significativa para esses alunos e a pouca experiência docente com esse público. O baixo número de pesquisas encontradas nos faz questionar se o tema é de interesse dos pesquisadores ou se crianças com deficiência intelectual não têm tido acesso à língua inglesa, o que geraria poucos estudos com essa abordagem. Os estudos analisados permitem reflexões sobre a busca de caminhos de aprendizagem para todos os alunos, o que implica em políticas públicas efetivas em prol de uma educação verdadeiramente inclusiva.

 

Biografia do Autor

Nathály Roberta Coracim, Universidade São Francisco

Graduanda em Letras pela Universidade São Francisco e bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: [email protected]

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Doutora em educação, docente do programa de pós-graduação em educação, docente dos cursos de pedagogia e letras, bolsista produtividade CNPq nível E. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Roberta Coracim, N., & Freitas, A. P. de. (2024). Ensino de Língua Inglesa para Alunos com Deficiência Intelectual: Um estudo bibliográfico. Cadernos Cajuína, 9(3), e249314. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.301

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares