ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO CÓRREGO LAVA-PÉS EM CÁCERES, MATO GROSSO

Autores

  • Wagner Antonio dos Santos Lima UNEMAT
  • Jane Matos UNEMAT
  • Odeval Veras de Carvalho UNEMAT
  • Pamela Santiago de Brito UNEMAT
  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.309

Palavras-chave:

Córrego Lava-pés, Consciência ambiental, Cáceres-MT

Resumo

Estudo, realizado como parte do curso de mestrado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso, com objetivo de analisar a fragilidade ambiental do córrego Lava-pés em Cáceres, Mato Grosso. A aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) em quatro segmentos do córrego foi conduzida com o acompanhamento do Professor Doutor Gustavo Roberto dos Santos Leandro. Registramos imagens para complementar a análise. Ao finalizar o PAR, consolidamos os dados e preenchemos a Escala de Qualidade Ambiental. A experiência evidenciou a falta de consciência ambiental, destacando as consequências negativas da negligência humana. O trabalho ressalta a necessidade urgente de ações responsáveis para preservar o meio ambiente. Os resultados obtidos são apresentados de forma acadêmica, reforçando a importância da conscientização e conservação ambiental.

Biografia do Autor

Wagner Antonio dos Santos Lima, UNEMAT

Estudante do Mestrado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres-MT. E-mail: [email protected]

Jane Matos, UNEMAT

Estudante do Mestrado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres-MT. E-mail: [email protected]

Odeval Veras de Carvalho, UNEMAT

Estudante do Mestrado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres-MT. E-mail: [email protected]

Pamela Santiago de Brito, UNEMAT

Estudante do Mestrado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres-MT. E-mail: [email protected]

Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, UNEMAT

Doutora e professora dos Programas de Pós Graduação em Geografia e em Educação Intercultural Indígena da UNEMAT e coordenadora da Olímpiada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso. E-mail: [email protected]

Referências

Adriano TAMM, Adriano; LATAWEIC, Agnieszka Ewa; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de

AZEVEDO, Veronica de. Sucessão Natural em Área de Restauração na Reserva Biológica Poço das Antas, RJ. Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2020/download/relatorios/CCS/GEO/GEO-Adriano%20Tamm.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

DURLO, M. A. Biotécnicas no manejo de cursos de água. Ciência & Ambiente, Santa

Maria, v. 21, n. 2, p. 81-90, 2000.

Cursos d'Água. Catálago de Metadados da ANA. 2012. Disponível em: https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/5dd8982f-afe3-4bf0-88d1-73fd53bc196c. acesso em: 27 de dez 2023.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. “Classificação dos Rios”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/classificacao-dos-rios.htm. Acesso em: 27 de dez 2023.

PEDRO, L. C.; NUNES, J. O. R. A relação entre processos morfodinâmicos e os desastres naturais: uma leitura das áreas vulneráveis a inundações e alagamentos em Presidente Prudente - SP. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.34, v.2, p.81-96, ago./dez.2012.

PONTINI, V.V.; COELHO, A. L. N. Emprego de protocolo de avaliação rápida no diagnóstico ambiental de sistemas fluviais: estudo de caso em áreas urbanas de Iconha e Piúma (ES). GeoTextos, vol. 15, n. 2, dezembro 2019.

SANTANA, Maxuel Ferreira. Alterações nos canais urbanos e sua degradação ambiental: bacia hidrográfica do córrego sangradouro - Cáceres, Mato Grosso. Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres-MT, 2017.

SANTANA, M. F.; CUNHA, S. B. Intervenções em canais urbanos e suas repercussões: bacia hidrográfica do córrego sangradouro, Cáceres - Mato Grosso. Revista Geografar, disponível em: www.ser.ufpr.br/geografar. Curitiba, v.14, n.2, p.210-225, jul. a dez./2019.

SOUZA, Otaviano Praça. Dos Sistemas Ambientais ao Sistema Fluvial - uma revisão de conceitos. Programa de Pós-graduação em Geografia, UFU. Disponível em Caminhos de Geografia. http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/. Uberlândia. v. 14, n. 46 Set/2013 p. 224-233.

Cáceres-MT. Decreto nº 140/2024. Disponível em: https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/Prefeitura-decreta-situacao-de-emergencia-apos-fortes-chuvas-em-caceres-9698/#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%20140%2C%20DE%2011,legais%2C%20conforme%20disposto%20no%20Art. Acesso em: 16 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-25

Como Citar

Lima, W. A. dos S., Matos, J., Carvalho, O. V. de, Brito, P. S. de, & Pereira, L. da C. P. (2024). ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO CÓRREGO LAVA-PÉS EM CÁCERES, MATO GROSSO. Cadernos Cajuína, 9(2). https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.309

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares