Pedagogia e filosofia da Diferença: Encontros por uma ciência menor da educação

Autores

  • Alcidesio Oliveira da Silva Junior UFPB

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.311

Palavras-chave:

pedagogia, filosofia da diferença, currículo, ciência menor, teorias pós-críticas

Resumo

O que pode a diferença como uma política menor na educação? Este artigo busca, através de uma revisão bibliográfica, compreender as possíveis articulações teóricas entre a Pedagogia e a Filosofia da Diferença, tecendo diálogos, em especial, com o campo do currículo em sua perspectiva pós-crítica. Inspirado em Deleuze e Guattari, concluo haver a possibilidade de uma ciência menor da educação, adepta ao movimento do devir, aos agenciamentos que produzem afetos entre os corpos, novas conexões que transformam naturezas pela composição rizomática de um pensamento não-representacional e não identitário, mas aberto por todos os lados.

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

Silva Junior, A. O. da. (2024). Pedagogia e filosofia da Diferença: Encontros por uma ciência menor da educação. Cadernos Cajuína, 9(3), e249307. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.311

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares