Deficiência Intelectual e o Ensino de Matemática: Revisitando Estudos
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.316Resumo
Este artigo de revisão apresenta o mapeamento das produções acadêmicas utilizadas na revisão de literatura de minha tese de doutorado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) cujo tema foi “Alice e suas experiências de aprendizagem: ensinando e aprendendo matemática com uma estudante com deficiência intelectual”. Pesquisa de cunho qualitativa pautada em uma pesquisa bibliográfica que se debruçou em trabalhos (dissertações e teses) que se aproximavam da proposta da tese para melhor compreensão da temática e embasamento teórico-metodológico. Tal busca nos permitiu perceber os desafios e as sugestões pedagógicas ao trabalharmos com o componente curricular matemática com estudantes com deficiência intelectual na sala de aula comum. Outrossim, podemos afirmar que os estudantes com deficiência intelectual podem absorver os conteúdos matemáticos, quando a estes sujeitos são concedidos recursos, técnicas, instrumentos e materiais didáticos que permitem a absorção dos conhecimentos de forma que façam sentido para eles, bem como a conversão dos conhecimentos do cotidiano, e dos ofertados no ambiente escolar. Para tanto, as práticas pedagógicas devem ser revistas, pois as mesmas devem ter finalidades e objetivos claros, utilizando-se de recursos como jogos, materiais concretos e manipuláveis.
Referências
CORRÊA, G. A. de. Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com Síndrome de Down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais.2019. Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
MANGA, Vanessa Pita Barreira Burgos. O aluno cego e o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2013. Mestrado (Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
MASCIANO, C. F. R. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. 2015. Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2015.
MILLI, E. P. O desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
MOZER, T. de A. O ensino da língua inglesa para alunos com deficiência intelectual: uma relação possível. 2020. Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.
PATRÍCIO, M. A. M. Aluno com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado em matemática.2020. Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2020.
PEREIRA, L. M. Déficit/Deficiência Intelectual e suas relações com a Educação Matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas. 2019. Mestrado (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
PERINNI, Sanandreia Torezani. A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso. 2013. Mestrado (Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
RODRIGUES, C.M.S. da. Ensino-aprendizagem de matemática para alunos com deficiência: como aprende o sujeito com Síndrome de Down? 2013. Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.
SILVA, D. N. da. A Matemática na Educação Inclusiva para DI’s: Concepções e Divergências entre as Políticas da Inclusão e a Realidade Escolar. 2019. Mestrado (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2019.
SOUZA, M. C. R. de. Tecnologia Assistiva no processo ensino-aprendizagem da matemática pelo aluno com deficiência intelectual. 2016. Mestrado (Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica). Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC-BY-NC-ND
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.