Deficiência Intelectual e o Ensino de Matemática: Revisitando Estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.316

Resumo

Este artigo de revisão apresenta o mapeamento das produções acadêmicas utilizadas na revisão de literatura de minha tese de doutorado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) cujo tema foi “Alice e suas experiências de aprendizagem: ensinando e aprendendo matemática com uma estudante com deficiência intelectual”. Pesquisa de cunho qualitativa pautada em uma pesquisa bibliográfica que se debruçou em trabalhos (dissertações e teses) que se aproximavam da proposta da tese para melhor compreensão da temática e embasamento teórico-metodológico. Tal busca nos permitiu perceber os desafios e as sugestões pedagógicas ao trabalharmos com o componente curricular matemática com estudantes com deficiência intelectual na sala de aula comum. Outrossim, podemos afirmar que os estudantes com deficiência intelectual podem absorver os conteúdos matemáticos, quando a estes sujeitos são concedidos recursos, técnicas, instrumentos e materiais didáticos que permitem a absorção dos conhecimentos de forma que façam sentido para eles, bem como a conversão dos conhecimentos do cotidiano, e dos ofertados no ambiente escolar. Para tanto, as práticas pedagógicas devem ser revistas, pois as mesmas devem ter finalidades e objetivos claros, utilizando-se de recursos como jogos, materiais concretos e manipuláveis.

 

 

Biografia do Autor

Edeson dos Anjos Silva, SEEDUC/Professor

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (PPGP-CR). Doutor em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Mestre em Ciências das Religiões Faculdade Unida de Vitória (FUV). Professor de matemática da Rede Estadual do Rio de Janeiro (Seeduc). Contato. [email protected]  

Rogério Drago, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Pós-Doutorado em Educação PPGE - UFES. Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Contato: [email protected]

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

dos Anjos Silva, E., & Drago, R. (2024). Deficiência Intelectual e o Ensino de Matemática: Revisitando Estudos. Cadernos Cajuína, 9(3), e249313. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.316

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares