Gamificação na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.317

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Ensino Superior, Gamificação

Resumo

A crescente adoção da gamificação como metodologia de ensino e aprendizagem tem se destacado na Educação Básica. No entanto, no contexto do ensino superior, especialmente nas Licenciaturas, onde se formam os profissionais responsáveis pelo ensino na educação básica, prevalecem métodos tradicionais e transmissivos, o que pode limitar a experimentação e reflexão dos futuros docentes sobre diferentes estratégias pedagógicas e, consequentemente, a implementação de práticas inovadoras em suas salas de aula. Com o objetivo de compreender os propósitos da utilização da metodologia ativa de gamificação, bem como as estratégias empregadas e os resultados formativos alcançados, este estudo analisou experiências gamificadas implementadas em cursos de Licenciatura. A pesquisa consistiu em uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a gamificação na formação inicial de professores, seguindo o protocolo adaptado de Sampaio e Mancini (2007). Foram realizadas buscas extensivas no Portal de Periódicos Capes, com critérios de inclusão e exclusão aplicados para selecionar artigos relevantes para posterior avaliação. O processo incluiu a catalogação dos artigos, extração, análise, sintetização e interpretação dos dados. Os resultados indicaram que a implementação de práticas gamificadas nas Licenciaturas não apenas estimula o engajamento e a motivação dos licenciandos, mas também promove as aprendizagens curriculares essenciais para os cursos. Além disso, a gamificação contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao exercício da docência e amplia o repertório de alternativas metodológicas disponíveis aos futuros educadores. Em síntese, a gamificação emerge como uma promissora estratégia de ensino, capaz de enriquecer a formação docente, fomentar aprendizagens diversificadas e preparar os licenciandos para os desafios contemporâneos da sala de aula.

Biografia do Autor

Lindsai Santos Amaral Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PPG-ECFP/UESB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (UNIVASF); Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF); Especialista em Educação Infantil (FACE); MBA em Gestão de Pessoas (EEEMBA). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação da Bahia, professora efetiva da Rede Municipal de Juazeiro-BA e cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

Ana Paula Santos de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Mestra (2014) e doutora (2019) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. Atuação na área de educação em ciências, aprendizagem por projetos, ensino, formação continuada de docentes, TIC e metodologias ativas. Atualmente aluna de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), possui mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Membro ordinário da SBBq como e membro da International Neurotoxicology Association e foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período (2016-2020). Foi bolsista PVE/CAPES no ano 2018/2019 junto ao Albert Einstein College of Medicine (NYC) atuando como cientista visitante. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria e vem trabalhando na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes., também temos projetos de pesquisa na área de educação em ciências em temas relativos à melhoria do ensino de ciências no ensino básico.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Santos Amaral Batista, L., Santos de Lima, A. P., & Antunes Soares, F. A. (2024). Gamificação na formação inicial de professores: Uma revisão sistemática. Cadernos Cajuína, 9(3), e249312. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.317

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares