A Dimensão Afetiva na Educação Monástica: A Influência de Aelredo de Rievaulx no Contexto Cisterciense do Século XII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.332

Palavras-chave:

História das Emoções, Cistercienses, Affectus, Monge, Inglaterra

Resumo

Os cistercienses, uma ordem beneditina reformada do século XII, valorizaram a dimensão afetiva nas relações sociais e espirituais. O termo affectus representava um movimento espontâneo em direção ao outro, refletindo a conexão com o mundo social e transcendente. A linguagem emocional e os conceitos afetivos, como pathos passio, eram centrais na antropologia religiosa da época. A pesquisa destaca a ligação entre afetividade e educação monástica, principalmente nos escritos de Aelredo de Rievaulx, que integrava esses elementos na formação espiritual e interpessoal dos monges, influenciando a pedagogia cisterciense. Como os cistercienses moldaram a educação monástica por meio da afetividade e espiritualidade?

Biografia do Autor

Raimundo Carvalho Moura Filho, UFRRJ

Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É professor efetivo de História na rede de educação básica de Imperatriz/MA. É Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela mesma Universidade. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. É Membro/pesquisador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM-CNPq/UEMA) e do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/UFG).

Gilvan da Silva Alves Letras, UEMA / SEMED

Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino do estado do Maranhao e na rede municipal da cidade de Imperatriz-Ma. Graduado em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: [email protected]

Referências

AELREDO DE RIEVAULX. La généalogie des rois d’Angleterre. Trad. Pierre-André Burton. Cîteaux: Brill, 2014, p. 83-159.

AELREDO DE RIEVAULX. Amizade espiritual e Oração pastoral. Ed. D. Pezzini. Trad.: Maria Coelho e Pe. João Dantas. São Paulo: Cultor de livros, 2017. ISBN: 978-85-5638-080-7.

AELREDO DE RIEVAULX. Dialogue on the Soul. Trans. C. H. Talbot. CF 22. Kalamazoo: Cistercian Publications, 1981.

AELREDO DE RIEVAULX. El espejo de la caridade. Trad. Germán Díez Martínez. Introdução de Ricardo F. Isaguirre. Madrid: Monte Carmelho, 2002.

BOQUET, Damien; LETT, Didier (Org). Les émotions à l’épreuve du genre. Clio. Femmes, Genre, Histoire, v. 03, n.47, p. 07-22, 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/clio.13944. Disponível em: https:// journals.openedition.org/clio/13944. Acesso em : 20 set. 2022.

BOQUET, Damien; NAGY, Piroska. Medieval sensibilities: a history of emotions in the Midle Ages. Cambridge: Polity Press, 2018.

BENTO DE NURCIA. Regra de São Bento. Ed. e trad. Dom João Evangelista Enout. São Paulo: Santa Ametista, 2020.

BOYNTON, Susan. Training for the liturgy as a form of monastic education. In: FERZOCO, George; MUESSIG, Carolyn. Medieval Monastic Education. London, New York: Leicester University Press, 2000, p. 7-20.

CASTANHO, Gabriel. A construção de uma comunidade sensível: corpo, afeto e emoção nos escritos de Guigo I (Grande Cartuxa, 1109-1136). Pasado Abierto, v. 9, jan-jun, 2019, p. 34- 59. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/pasadoabierto/article/view/3286. Acesso em: 21 jul. 2020.

DIXON, Thomas. From Passions to Emotions: The Creation of a Secular Psychowgical Category. Cambridge: Cambridge Press, 2003.

OLIVEIRA, Nara. História e cristianismo: a narrativa histórica. Cadernos cajuína, v. 6, n. 1, 2021, p. 167-172. Disponível em: <https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/456/351> Acesso em: 02/06/2024

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Moura Filho, R. C., & Letras, G. da S. A. (2024). A Dimensão Afetiva na Educação Monástica: A Influência de Aelredo de Rievaulx no Contexto Cisterciense do Século XII. Cadernos Cajuína, 8(3), e238323. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.332

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares