Problematizações das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para a Graduação em Medicina a partir de uma análise foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.333Palavras-chave:
Foucault, Diretrizes Curriculares Nacionais, formação médica, poder, saberResumo
Este estudo propõe uma análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Graduação em Medicina no Brasil, utilizando a teoria foucaultiana como ferramenta analítica. Busca-se entender como as DCN, enquanto dispositivo de poder, influenciam na formação do conhecimento médico, na construção das identidades profissionais e nas práticas de cuidado em saúde. Para tanto, este trabalho adota uma abordagem arqueogenealógicafoucaultiana como procedimento metodológico. A análise problematiza os modos pelos quais as DCN operam não apenas como um guia para a formação acadêmica, mas também como um mecanismo que molda o saber, o poder e a subjetividade no campo da medicina, promovendo um tipo específico de médico alinhado às expectativas contemporâneas de cuidado integral, humanizado e ético. Este trabalho destaca a importância de um engajamento crítico com as diretrizes, visando uma formação médica que transcenda a adesão acrítica às normas prescritas e fomente a capacidade reflexiva e adaptativa diante das complexidades da saúde.
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