Problematizações das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para a Graduação em Medicina a partir de uma análise foucaultiana

Autores

  • Lucas Vieira Faculdades Pequenos Principe (FPP)
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.333

Palavras-chave:

Foucault, Diretrizes Curriculares Nacionais, formação médica, poder, saber

Resumo

Este estudo propõe uma análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Graduação em Medicina no Brasil, utilizando a teoria foucaultiana como ferramenta analítica. Busca-se entender como as DCN, enquanto dispositivo de poder, influenciam na formação do conhecimento médico, na construção das identidades profissionais e nas práticas de cuidado em saúde. Para tanto, este trabalho adota uma abordagem arqueogenealógicafoucaultiana como procedimento metodológico. A análise problematiza os modos pelos quais as DCN operam não apenas como um guia para a formação acadêmica, mas também como um mecanismo que molda o saber, o poder e a subjetividade no campo da medicina, promovendo um tipo específico de médico alinhado às expectativas contemporâneas de cuidado integral, humanizado e ético. Este trabalho destaca a importância de um engajamento crítico com as diretrizes, visando uma formação médica que transcenda a adesão acrítica às normas prescritas e fomente a capacidade reflexiva e adaptativa diante das complexidades da saúde.

Biografia do Autor

Lucas Vieira, Faculdades Pequenos Principe (FPP)

Mestrando em Ensino nas Ciências da Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). E-mail: [email protected]

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora permnante do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014 – Seção 1 – pp. 8-11, 2014.

CAIRES, Tatiane; MASCIA, Márcia. (2023). ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER-SABER E A CONSTRUÇÃO DA VERDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES: Base Nacional Comum Curricular e Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil. Cadernos Cajuína, 8(1), e238108. Disponível em: https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.80

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico (7ª ed). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

CORAZZA, Sandra M. História da infância sem fim. (2ª ed). Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. (Coleção fronteiras da educação)

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault; tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

FOUCAULT, Michel. (2004). TECNOLOGIA DE SI, 1982. Verve - revista do Nu-Sol, n. 6.

FOUCAULT, M. Doença mental e psicologia (5ª ed.). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1994.

FOUCAULT, M. História da loucura. São Paulo: Perspectiva. 1978.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal. 1992

FUREGATO, Antonia. (2009). POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DO BRASIL. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(2), 258-259.

GOFFMAN, Erving. Quadros da experiência social: Uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes. 2012.

LOPES, Maura; Morgenstern, Juliane. (2014). INCLUSÃO COMO MATRIZ DE COMPETÊNCIA. Revista Pro-Posições, 25(2).

MAGALHÃES, Bruna; AZEREDO, Luciana. (2023). A INCLUSÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA BIOPOLÍTICA E DA GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT: Um relato de experiência. Cadernos Cajuína, 8(2), e238228. Disponível em: https://doi.org/10.52641/cadcajv8i2.84

MUNHOZ, Angélica.; RIBEIRO, Inauã. (2023). A PESQUISA ARQUIVÍSTICA E O GESTO PROBLEMATIZADOR EM FOUCAULT. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e66370.

RIBEIRO, Inauã; MUNHOZ, Angélica; DETONI, Priscila. (2020). PRÁTICA CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: GÊNERO E EXPERIMENTAÇÃO. Revista Científica Novas Configurações - Diálogos Plurais, 1(2).

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Vieira, L., & Sanches, L. da C. (2024). Problematizações das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para a Graduação em Medicina a partir de uma análise foucaultiana. Cadernos Cajuína, 9(3), e249321. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.333

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares