O expurgo social das cores: reflexões sobre as preferências em cores na Moda e a cromofobia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.336

Palavras-chave:

Design de Moda, Teoria da cor, Preferências em cores, Styling, Linguagem visual

Resumo

Este estudo investiga as preferências de cores em diferentes tipos de roupas (casual, íntima, de dormir e social) no Brasil. Através de um questionário online, de abordagem quantitativa, com 501 participantes, descobrimos que o preto é a cor mais preferida dentre todos os segmentos, exceto em roupas de dormir, onde o cinza é preferido. As cores acromáticas em geral dominam as escolhas. Exploramos também a relação entre a preferência pelo preto, a cromofobia e o simbolismo sociocultural da cor. O estudo demonstra que as preferências de cores variam de acordo com o tipo de roupa, desafiando generalizações.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, onde é bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas e Designer de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande. Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande – Campus Caicó. Atua em pesquisas interdisciplinares nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas.

Lívia Juliana Silva Solino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora na área de Moda e Produção do Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Designer de Moda pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda (IFRN) com experiência na área de Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto, inovação, economia circular e sustentabilidade.

Aline Gabriel Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte nos cursos técnico em Vestuário e Design de Moda. Engenheira Têxtil formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia Têxtil do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (UFRN). Especialista em Design de Moda pela Faculdade Unyleya. Estilista formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Graduada em Design de Moda na UniFatecie. Pós Graduada em Engenharia de Segurança no Trabalho (UNP). Pesquisadora e extensionista nas áreas de modelagem sob a ótica da ergonomia, modelagem 3D, estudo das cores no processo criativo, inovação em materiais têxteis e tecnologia da informação e comunicação voltada ao estudo de moda. Docente embaixadora do Fashion Revolution em Natal/RN desde 2019

Layla de Brito Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Design de Moda pela Universidade do Minho, Mestra em Design de Comunicação de Moda pela Universidade do Minho, Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Centro Universitário Senac São Paulo e Engenheira Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Estudou Fashion Styling for Professionals e Coolhunting na Central Saint Martins College of Arts and Design London (2013). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN campus Caicó), dos cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda e Técnico de Nível Médio em Vestuário (Integrado e Subsequente). Tem experiência na área de Design com ênfase em Moda e Engenharia Têxtil, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de tendências, pesquisa aplicada ao design de moda, styling e imagem de moda, materiais e tecnologias têxteis aplicados à moda. 

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Professor do programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia), graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e graduando em Administração pela UNISINOS. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu), de projetos de inovação com agências de fomento e gestão de programas e projetos esportivos e de extensão.

Referências

ALBERS, J. Interaction of Color: 50th Anniversary Edition. 4. ed. Londres: Yale University Press, 2013.

AL-RASHEED, A. S.; FRANKLIN, A.; MAULE, J. A test of the ecological valence theory of color preference, the case of Arabic. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 1010108l, 2022.

BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2011.

BATCHELOR, D. Chromophobia. Londres: Reaktion Books Ltd, 2000.

BENEKE, J.; MATHEWS, O.; MUNTHREE, T.; PILLAY, K. The role of package colour in influencing purchase intent of bottled water: Implications for SMEs and entrepreneurs. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 17, n.2, p. 165-192, 2015.

BEN-ZEEV, A.; DENNEHY, T. C. When boys wear pink: A gendered color cue violation evokes risk taking. Psychology of Men & Masculinity, v. 15, n. 4, p. 486–489 2014.

BERLIN B.; KAY P. Basic Color Terms: Their Universality and Evolution. Los Angeles: University of California Press, 1991.

BONNARDEL V.; BENIWAL, S.; DUBEY, N.; PANDE, M.; BIMLER, D. Gender difference in color preference across cultures: An archetypal pattern modulated by a female cultural stereotype. Color Research and Application, v. 43, n. 2, p. 209–223, 2018.

BURKITT, E.; BARRETT, M.; DAVIS, A. Children's colour choices for completing drawings of affectively characterized topics. J. Child Psychol. Psychiatry, v. 44, n. 3, p.445-455, 2003.

CHEUNG, V.; WESTLAND, S.; THOMSON, M. Accurate estimation of the nonlinearity of input/output response for color cameras. Color Research and Application, v. 29, n. 6, p. 406-412, 2004.

CHILD IL.; IWAO S. Comparison of color preferences in college students of Japan and the United States. American Psychological Association, v. 4, n. 1, p. 469–470, 1969.

CHUNG, W. Y. C.; YIP, J.; NG, S. P. Affective association with and preference for flexible brace colors in older adults with spinal deformities. Color Research and Application, v. 47, p. 194-203, 2021.

DANTAS, I. J. M.; FREIRE, A. G.; SOLINO, L. J. S.; NASCIMENTO, M. N.; ALVES, H. M. F. Does gender have an impact on the color preferences in fashion products? Cultura e Scienza del Colore - Color Culture and Science, v. 13, n. 1, p. 52-60, 2021.

DANTAS, Í. J. M.; ALVES, H. M. F., NASCIMENTO, M. N., FREIRE, A. G., SOLINO, L. J. S. Chromatic preferences in group of hues through fashion products in the Seridó region of Rio Grande do Norte, Brazil. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e923986185, 2020a.

DANTAS, Í. J. M.; ALVES, H. M. F., NASCIMENTO, M. N., FREIRE, A. G., SOLINO, L. J. S. The role of gender in colors preferences in fashion products through hue and color lightness. In: Proceedings of the XVI Color Conference of the Italian Colour Association, 2020. Anais… Bergamo, Itália, 90-97, 2020b.

DITTMAR, M. J. G. Changing colour preferences with ageing: a comparative study on younger and older native Germans aged 19–90 years. Gerontology, v. 47, n. 4, p.219-226, 2001.

EYSENCK, J. A Critical and Experimental Study of Colour Preferences. The American Journal of Psychology, v. 54, n. 3, p. 385-394, 1941.

FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, Brasil, 2006.

FORTAMANN-ROE, S. Effects of Hue, Saturation, and Brightness on Color Preference in Social Networks: Gender-Based Color Preference on the Social Networking Site Twitter. Color Research and Application, v. 38, n. 3, p. 196-202, 2011.

FUNK, D.; NDUBISI, N.O. Colour and product choice: a study of gender roles. Management Research News, v. 29, n. 2, p. 41-52, 2006.

GROSSMAN, R.P.; WISENBLIT, J. Z. What we know about consumers’ colour choices. Journal of Marketing Practice: Applied Marketing Science, v. 5, n. 3, 78-88, 1999.

GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural dasimbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.

HELLER, E. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

HOLTZSCHUE, L. Understanding color: an introduction for designers. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2011.

HU, Z.; QIN, J. Generalizability of causal inference in observational studies under retrospective convenience sampling. Statistics in Medicine, v. 37, n. 19, p. 2874-2883, 2018.

IRGANG, U. L.; BARTH, M. PUBLICIDADE E MITIFICAÇÃO NA NBA: UM ESTUDO ALÉM DOS QUATRO QUARTOS. Cadernos Cajuína, v. 8, n. 1, p. e238111, 2023.

ISHIHARA, S. Test for Colour‐Blindness. Tokyo: Kanehara, 1987.

ISHII, K.; NUMAZAKI, M.; TADO'OKA, Y. The Effect of Pink/Blue Clothing on Implicit and Explicit Gender-Related Self-Cognition and Attitudes Among Men. Japanese Psychological Research, v. 61, n. 2, p. 123-132, 2019.

JIANG L.; CHEUNG V.; WESTLAND S.; RHODES P. A.; SHEN L.; XU L. The impact of color preference on adolescent children’s choice of furniture. Color Research and Application, v. 45, n, 4, p. 754–767, 2020.

JONES, S.J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

KILINÇ, N. Clothing color preferences of boys and girls aged between six and nine. Social Behavior and Personality, v. 39, n. 10, p. 1359-1366, 2011.

KODŽOMAN, D.; HLADNIK, A.; ČUDEN, A. P.; ČOK, V. Exploring color attractiveness and its relevance to fashion. Color Research and Application, v. 47, n. 1, p. 182-193, 2021.

LEE W. Y.; GONG S. M.; LEUNG C. Y. Is color preference affected by age difference? IASDR, 2009.

LIANG, L. L.; HANGELDIYEVA, N. Harmonizing culture and consumer psychology: optimizing color schemes for children’s product design inspired by traditional ornaments. BMC psychology, v. 12, n. 1, p. 161, 2024.

LING, Y.; HURLBERT A.; ROBINSON L. Sex differences in colour preference. Prog. Colour Studies, v. 2, p. 173-188, 2006.

LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero: A moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

LUO, D.; YU, L.; WESTLAND, S.; MAHON, N. The influence of colour and image on consumer purchase intentions of convenience food. Journal of the International Colour Association, 24, pp. 11-23, 2019.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MIKELLIDES B. Colour psychology: the emotional effects of colour perception. Colour Design, p. 105-128, 2012.

MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Zahar: Rio de Janeiro, 2013.

MONTEIRO, L. H. B. A INDÚSTRIA CULTURAL COMO ESPAÇO FORMATIVO ALTERNATIVO. Cadernos Cajuína, v. 7, n. 3, p. e227303, 2022.

NEMCSICS A.; TAKÁCS J. Change in colour preference in 50 years duration and its dependence on age. Color Research and Application, v. 44, n. 4, p. 622–629, 2019.

OKAN AKCAY, D. B. A. Product Color Choice and Meanings of Color: A Case of Germany. International Journal of Business and Social Science, v. 4, n. 14, p. 5-12, 2013.

OU L. C.; RONNIER, L. M.; SUN P. L.; et al. A cross-cultural comparison of colour emotion for two-colour combinations. Color Research and Application, v. 37, n. 1, p. 23-43, 2012.

PALMER S. E.; SCHLOSS K. B. An ecological valence theory of human color preference. Proc. Natl. Acad. Sci., v. 107, n. 19, p. 8877-8882, 2010.

PASTOUREAU, M. Black: the history of a color. New Jersey: Princeton University Press, 2008.

PEREIRA, C. P. A. A cor como espelho da sociedade e da cultura: um estudo do sistema cromático do design de embalagens de alimentos. 2012. 376f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

PINA, L. M. G. A cor e a moda: a função da cor como suporte para o design de moda e personalidade dentro de um público jovem. Dissertação (Mestrado em Design de Moda) – UBI. Covilhã, 2009.

POSNER, H. (2015). Marketing de Moda, GGModa, São Paulo, Brazil.

RATHEE R.; RAJAIN, P. Role colour plays in influencing consumer behaviour. International Research Journal of Business Studies, v. 12, n. 3, p. 209-222, 2019.

RENFREW, E.; RENFREW, C. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ROGER, R.; UDALE, J. Fundamentos de design de moda. Porto Alegre: Bookman,2009.

ROTT, R. B.; BARTH, M. Do “Meme” ao Estrelato: Um Olhar sobre Consumo Irônico a partir de Manoel Gomes. Cadernos Cajuína, v. 9, n. 3, p. e249303, 2024.

SCULLY, K.; COBB, D. J. Color forecasting for fashion. Londres: Laurence King, 2012.

SEBRAE. Estudo de competitividade dos setores têxtil e confeccionista no Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Sebrae/RN, 2016.

SHERIN, A. Design elements: color fundamentals. Massachusetts: Rockport Publishers, 2012.

SILVA, C. A. P.; CLEMENTINO T. O.; LEAL, R. F.; BARBOSA, T. S. Além do luxo: contribuição retórica e novos usos simbólicos da cor preta nas embalagens. Revista Educação Gráfica, v. 23, n. 2, p. 191-209, 2019.

SILVA, C.; CLEMENTINO, T. O.; GONÇALVES, T. O. The contribution of black color to visual rhetoric of Brazilian packaging of hair care products. Cultura E Scienza Del Colore - Color Culture and Science, v. 13, n. 01, p. 70–78, 2021.

SILVEIRA, L.M. Introdução à teoria da cor. Curitiba: UTFPR, 2015.

SINGH, S. Impact of color on marketing. Management Decision, v. 44, n. 6, p. 783-789, 2006.

SU, J.; WANG, S. Influence of food packaging color and foods type on consumer purchase intention: the mediating role of perceived fluency. Frontiers in Nutrition, v. 10, p. 1344237, 2024.

TAYLOR, C.; CLIFFORD, A.; FRANKLIN, A. Color Preferences Are Not Universal. Journal of Experimental Psychology: General, v. 142, n. 4, p. 1015-1027, 2013.

TAYLOR, C.; FRANKLIN, A. The relationship between color-object associations and color preference: further investigation of ecological valence theory. Psychon. Bull. Rev., v. 19, n. 2, p. 190-197, 2012.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

WAGNER A. S.; KILINCSOY, U.; VINK, P. Visual customization: Diversity in color preferences in the automotive interior and implications for interior design. Color Research and Application, v. 43, n. 4, p. 471–488, 2018.

XING X.; GU W.; LIU, X. Apparel color preferences for different regions in China: The connection to personal values. Color Research and Application, v. 43, n. 3, p. 423–435, 2018.

YU L.; WESTLAND, S.; LIU, X. Gender and cultural effects on consumer colour-purchase decisions. Anais do 13. AIC Congress 2017, Leeds, 2017.

YU, L; WESTLAND, S.; LI, Z.; PAN, Q.; SHIN, M. J.; WON, S. The role of individual colour preferences in consumer purchase decisions. Color Research and Application, v. 43, n. 2, p. 258-267, 2018.

YU, L.; WESTLAND, S.; LI, Z. Analysis of experiments to determine individual colour preference. Color Research and Application, v. 46, n. 1, p. 155-167, 2020.

ZHANG, Y.; LIU, P.; HAN, B.; XIANG, Y.; LI, L. Hue, chroma, and lightness preference in Chinese adults: Age and gender differences. Color Research and Application, v. 44, n. 6, p. 967–980, 2019.

ZHANG, J. The application of color psychology effect on fashion design. Advanced Materials Research, v. 796, p. 474-478, 2013.

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M., Solino, L. J. S., Freire, A. G., Mendes, L. de B., & Curth, M. (2024). O expurgo social das cores: reflexões sobre as preferências em cores na Moda e a cromofobia. Cadernos Cajuína, 9(4), e249425. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.336

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares