A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PROJETO E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.341

Palavras-chave:

Ensino Superior, interdisciplinaridade, UnB

Resumo

Este trabalho consiste em uma sumária apresentação do projeto de ensino superior organizado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro na criação da Universidade de Brasília em 1962, projeto que, em sua composição, busca apresentar uma solução para os desafios severos que o ensino superior enfrentava diante do contexto brasileiro no período 1945-1964. E, como solução, uma proposta robusta e complexa que contemplasse todos os estágios da formação superior, mas que, por diversas circunstâncias, não foi devidamente aplicada. Entretanto, tal projeto deixou um significativo legado na estrutura universitária brasileira, influenciando na composição das universidades públicas no Brasil e nas propostas de reestruturação universitária e políticas de formação de profissionais de ensino superior.

Biografia do Autor

Douglas da Silva de Lima, UFG / UNB

Licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciando em Música pela Universidade de Brasília (UnB).  E-mail: [email protected]

Raimundo Carvalho Moura Filho, UFFRJ

Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares das Universidades Federais. Secretaria de Educação Superior. Novembro de 2010.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Gerais do Programa de Reestruturação das Universidades Federais. Secretaria de Educação. Em “Diálogos entre Anísio e Darcy: O Projeto da UnB e a Educação Brasileira”,Capítulo VII, páginas 167 a 217. Verbena Editora, Brasília, 2012. Superior. Agosto de 2007.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares das Universidades Federais. Secretaria de Educação Superior. Novembro de 2010.

CAMARGO, Murilo da Silva de(2013). Universidade Pública Brasileira e Desenvolvimento Nacional. Revista Princípios, (123), 81-88.

CAMARGO. Murilo da Silva de. LAZARTE. Leonardo. O plano orientador da Universidade de Brasília e suas repercussões na universidade brasileira atual. In “Diálogos entre Anísio e Darcy: O Projeto da UnB e a Educação Brasileira”, Capítulo VII, páginas 167 a 217. Verbena Editora, Brasília, 2012.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero (2001). Da cátedra universitária ao departamento: Questões para um debate. In SGUISSARDI, Valdemar & SILVA JÚNIOR, João dos Reis (Orgs.). Educação superior: análise e perspectivas de pesquisa. São Paulo: Xamã.

FILHO, Macioniro Celeste. A substituição das cátedras pelos departamentos e a criação dos institutos de ciências nas Universidades Brasileiras. In. _______.Asociación Iberoamericana de Didáctica Universitaria. Porto - Portugal, 2012

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. . Companhia das Letras. São Paulo. 27a ed2014.

RIBEIRO, Darcy. Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.36, n.83, jul./set. 1961. p. 161-230.

RIBEIRO, Darcy. Universidade para quê? Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986. 32p.

UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UnB) - Conselho Diretor da Fundação. Plano Orientador da Universidade de Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1962.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. História da universidade de Brasília. Acessível em :https://www.unb.br/a-unb/historia

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Lima, D. da S. de, & Moura Filho, R. C. (2024). A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PROJETO E DESAFIOS. Cadernos Cajuína, 8(1), e238116. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.341

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares