LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO: A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO USO DA ORALIDADE COMO FERRAMENTA SOCIOINTERATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.342

Palavras-chave:

Letramento, Oralidade, Sociointeração

Resumo

A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Esta pesquisa tem como foco central o uso das atividades destinadas ao trabalho com a oralidade como uma ferramenta sociointerativa nas aulas de Língua Portuguesa com os alunos do Ensino Fundamental II. O objetivo desse estudo parte do seguinte questionamento: As atividades destinadas à oralidade estão sendo utilizadas como objeto de ensino no desenvolvimento das práticas comunicativas dentro e fora da sala de aula? Nessa direção, fundamenta-se em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseando-se, para tanto nas orientações teórico metodológicas de Bertone – Ricardo (2009), Marchuschi (2007), da Mata (2009), Bagno (2009) e Cagliari (2010).

Biografia do Autor

Gilvan da Silva Alves

Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino do estado do Maranhao e na rede municipal da cidade de Imperatriz-Ma. Graduado em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: [email protected]

Raimundo Carvalho Moura Filho

Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino do estado do Maranhao e na rede municipal da cidade de Imperatriz-Ma. Graduado em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: [email protected]

Referências

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Alves, G. da S., & Moura Filho, R. C. (2024). LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO: A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO USO DA ORALIDADE COMO FERRAMENTA SOCIOINTERATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos Cajuína, 9(2), e249137. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.342

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares