Formação e Capacitação de Gestores das Escolas Públicas Estaduais do Oeste do Paraná

Autores

  • Marinez Gasparin Soligo UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.344

Palavras-chave:

Formação, Gestão escolar, Política Pública

Resumo

Este artigo é originário de pesquisa mais ampla que teve por objetivo discutir o perfil da gestão e dos gestores das escolas estaduais da região Oeste do Estado do Paraná. Aqui tratamos de um dos aspectos emergido durante o processo investigativo, a formação do gestor escolar. Enquanto metodologia partimos de revisão bibliográfica, análise documental e análise de dados oriundo dos questionários contextuais da Prova Saeb respondidos pelos diretores de escolas. São discutidos aspectos em torno da legislação, da formação de professores/gestores e o papel do gestor escolar nos processos de gestão democrática. Concluímos que a formação inicial e continuada não atende as necessidades dos gestores, ainda que façam parte do perfil destes profissionais. De forma geral as escolas analisadas apresentam um perfil de gestor voltado para o atendimento da legislação vigente e corroboram com o ideal de gestão democrática defendida pela bibliografia especializada, entretanto, também são identificados aspectos da fragilidade dos programas de formação para gestores ofertados pelo estado do Paraná.

Biografia do Autor

Marinez Gasparin Soligo, UNIOESTE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Pós Graduação em História e Geografia pela Faculdade de Itapiranga - FAI; Graduação em História e Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora da Rede Municipal do Município de Cascavel - Paraná. E-mail: [email protected]

Referências

ALMEIDA, M. E. B. (org.); ALONSO, M. (org.). Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

BARRETO, Cristine Costa. Planejamento e elaboração de material didático impresso para educação a distância. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 22 de abr. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 20 de jan. 2024.

BRASIL. MEC. Escola para Gestores da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica>. Acesso em: 30 de out.2023.

BRASIL. MEC. Projeto pedagógico do curso pós-graduação lato sensu em coordenação pedagógica. 2009. Disponível em: Acesso em:

<http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/file/resolucoes/resolucao33732015gsseed.pdf>. Acesso em: 23 de ago. 2018.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

KLAUS, Viviane; GHISLENI, Ana. Formação e gestores educacionais no Brasil: a experiência de um Mestrado Profissional da área da Educação. Cadernos Cajuína, V. 7 N. 1 2022. Disponível em: < https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/661> Acesso em: 12 jun. 2024.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-32, 2000.

PARANÁ. INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 05/2019 – DEDUC/DPGE/SEED. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/2019/instrucao_052019_deducdpgeseed.pdf>. Acesso: 03 de out. 2019.

PARANÁ. ORIENTAÇÃO Nº 17/2019 – DEDUC/SEED. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/orientacoes/2019/orientacao_172019_deducsed.pdf>. Acesso dia 29 de ago. 2019.

PARANÁ. Secretária de Estado da Educação. Resolução n 3373/2015 – GS/SEED. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/file/resolucoes/resolucao33732015gsseed.pdf Acesso em: 23 de ago. 2018.

RIBAS, M. H. Os fundamentos da formação de professores. Ponta Grossa: 1997 (mimeo).

RIBEIRO, Júlia Cecília de Oliveira Alves; NUNES, Claudio Pinto. Formação inicia e continuada dos docentes: Políticas e práticas. Cadernos Cajuína, v.6, n.2, Março – 2021. Disponível em: <https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/511/520 > Acesso em: 13 jun. 2024.

SOLIGO, V.; SOLIGO, M. G. Formação de professores no Brasil: Aspectos legais e reais na gestão escolar. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.23560. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/23560. Acesso em: 19 jun. 2023.

SOUZA, A. R. A produção do conhecimento e o ensino da gestão educacional no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, n. 1, jan./abr. 2008, p. 51-60.

SOUZA, Angelo Ricardo de; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 1, p. 173-190, 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Soligo, M. G. (2024). Formação e Capacitação de Gestores das Escolas Públicas Estaduais do Oeste do Paraná. Cadernos Cajuína, 9(3), e249327. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.344

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares