A Legislação Educacional Brasileira e o Racismo Estrutural: Uma Análise em Perspectiva Histórica e Documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.345

Palavras-chave:

Racismo, Educação, Educação Antirracista, História da Educação.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir as relações entre educação e questões étnico-raciais, tendo por foco o que tem se denominado de Educação Antirracista. A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa e faz uso do método de pesquisa bibliográfica e documental, confrontando a literatura pertinente com os documentos elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial teórico utilizado é o materialismo histórico-dialético, o qual permite identificar as o contraste entre as classes e que determinam os modos de segregação decorrentes das relações presentes na sociedade. Como resultados, verificam-se as contradições históricas que têm sido alteradas por políticas afirmativas de valorização da cultura negra. Mas, ainda, persistem desigualdades estruturais que restringem as oportunidades e mantém a perpetuação do racismo.

Biografia do Autor

Alessandro Santos da Rocha, UEM

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DFE/UEM).  

Joederson dos Santos Camargo

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte (CRC/UEM). E-mail: [email protected]

       

Italo Ariel Zanelato

Mestre em Educação e doutorando pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). ORCID Link: https://orcid.org/0000-0003-2072-8405.  E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Rocha, A. S. da, Camargo, J. dos S., & Zanelato, I. A. (2024). A Legislação Educacional Brasileira e o Racismo Estrutural: Uma Análise em Perspectiva Histórica e Documental. Cadernos Cajuína, 9(3), e249326. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.345

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares