Apreensão do Discurso Científico-Educacional pela Superação do ‘Senso Comum Pedagógico’: O Trabalho Docente em Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.348

Palavras-chave:

Correntes pedagógicas, Discurso pedagógico, Formação docente, Saberes docentes

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre os discursos apropriados pelos docentes em educação profissional, o senso comum pedagógico e os saberes científicos das correntes pedagógicas fundamentadas nas ciências da educação. As ações desenvolvidas pelos docentes, em suas práticas pedagógicas, estão fundamentadas em diferentes conhecimentos teóricos e empíricos, além do senso comum pedagógico, que se manifestam no desenvolvimento de estratégias em diferentes metodologias de ensino. Os objetivos são identificar as diferentes correntes pedagógicas que fundamentam os saberes e o trabalho docente; descrever os discursos dos quais os docentes se apropriam; e identificar saberes provenientes do senso comum pedagógico. Fundamenta-se em estudos da linguagem e do discurso, além de teorias das ciências da educação. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, tem como base o estudo das correntes pedagógicas, por meio da análise de discurso de dados de pesquisa sobre o trabalho docente e o estudo de correntes pedagógicas. Para a continuidade das pesquisas sobre a formação continuada do docente da educação profissional, são pertinentes os estudos sobre o papel do discurso pedagógico no desenvolvimento de metodologias educacionais.

Biografia do Autor

Rodrigo Avella Ramirez, UPEP/CEETEPS

Doutor em Educação, Artes e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (SP); professor pesquisador da Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Rosália Maria Netto Prados, UPEP/CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); professora pesquisadora da Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Fernanda Castilho, UPEP/CEETEPS

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de Coimbra, PT; professora pesquisadora da Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Denise Maria Martins, UPEP/CEETEPS

Doutora em Administração, pela Universidade de São Caetano do Sul, SP (USCS); professora pesquisadora da Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, no curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Avella Ramirez, R., Netto Prados, R. M., Castilho, F., & Martins, D. M. (2024). Apreensão do Discurso Científico-Educacional pela Superação do ‘Senso Comum Pedagógico’: O Trabalho Docente em Educação Profissional. Cadernos Cajuína, 9(3), e249329. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.348

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares